Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Recebeu alerta sobre motorista de aplicativo ladrão e sequestrador? Caso é antigo e de Salvador

MENSAGENS CIRCULAM SEM INFORMAR DATA E LOCAL DOS CRIMES; ACUSADO ESTÁ PRESO DESDE 2023

21 fev 2025 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

Um alerta sobre um motorista de aplicativo que estaria extorquindo e sequestrando vítimas voltou a circular nas redes sociais. Como a mensagem não esclarece a época e em que cidade os crimes teriam ocorrido, ela tem gerado preocupações infundadas em vários pontos do País. Nos últimos meses, o aviso foi postado por pessoas de diversos Estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O episódio relatado não é falso, mas não é recente. As denúncias contra o homem identificado na foto ocorreram em novembro de 2023, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, ele foi preso e permanece encarcerado. A mensagem circula com a foto real do acusado, mas com o nome trocado (Silvino em vez de Jonatas).

De acordo com as vítimas, o motorista usava uma arma de fogo para obrigar passageiras a fazer transações bancárias, além de roubar o celular. Em novembro de 2023, o acusado Jonatas dos Reis Oliveira se apresentou à delegacia de polícia da capital baiana.

Em nota, a assessoria de imprensa da Uber informou que baniu a conta de Oliveira da plataforma e colaborou com as investigações policiais. "A conta do motorista parceiro utilizada foi desativada assim que a empresa tomou conhecimento do episódio."

A delegada Maritta Souza, que investigou os casos, disse ao Estadão Verifica que "nos últimos meses circularam mensagens como se o fato fosse novo, mas é uma situação que já foi investigada". Ela informou que pelo menos seis inquéritos foram registrados na 16º Delegacia Territorial de Pituba. O homem teve prisão preventiva decretada pela Justiça.

O Tribunal de Justiça da Bahia informou que os processos contra Oliveira tramitam na 7ª Vara Criminal. Em dois processos, aos quais o Verifica teve acesso, o ex-motorista foi condenado pelos crimes de roubo com porte de arma de fogo e extorsão. A pena nas decisões foi fixada em 14 anos e 8 meses de prisão em regime fechado, além de pagamento de multa.

Recursos de segurança

O aplicativo Uber tem recursos de segurança para que usuários possam compartilhar a sua localização e previsão de chegada em tempo real com quem desejarem.

Também é possível ligar para a polícia em momentos de emergência diretamente da plataforma. O recurso está disponível em alguns Estados, como Rio de Janeiro e Maranhão, e envia a localização e os dados da viagem. Outras dicas de segurança da empresa podem ser consultadas aqui.

Este texto foi produzido a partir de uma parceria entre Uber e Estadão Verifica para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade