Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem correndo em direção a Nikolas Ferreira durante caminhada é segurança, e não 'infiltrado'

POSTAGENS VIRALIZARAM AFIRMANDO QUE 'ESQUERDISTA' TERIA TENTADO ATAQUE CONTRA DEPUTADO, O QUE NÃO É VERDADE

28 jan 2026 - 13h46
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que um vídeo mostraria esquerdistas tentando atacar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a caminhada organizada por ele. As imagens mostram um homem correndo em direção ao deputado em meio a um aglomerado de pessoas; depois, mostram o parlamentar vestindo um colete balístico.

Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Segundo o próprio deputado, o homem que aparece no vídeo correndo é um membro da equipe de segurança dele, e não um "infiltrado". O segurança aparece em outros vídeos gravados durante a caminhada (veja abaixo).

Saiba mais: Nikolas organizou uma "Caminhada pela Paz" a partir do dia 19 de janeiro, quando saiu da cidade de Paracatu (MG) em direção a Brasília. O ato político reuniu 18 mil pessoas no destino final, no dia 25 de janeiro. A manifestação foi organizada como forma de demonstrar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente detido na Papudinha, e contra a prisão dele.

Nikolas disse ter sido aconselhado pela Polícia Legislativa Federal (PLR) a usar um colete balístico durante a caminhada. No dia 24 de janeiro, começou a circular nas redes sociais um vídeo que mostra o deputado vestindo o item de segurança na cidade de Luziânia (GO).

Nas imagens, é possível ver do lado direito um homem usando calça cinza, camisa branca e uma bota nas cores marrom e cinza. Ele usa óculos escuros, tem um relógio preto no pulso esquerdo e usa uma espécie de distintivo preso por uma corrente no pescoço. No local, ele interage com policiais, vestidos de camisa preta, que também cercam o deputado.

O homem de camisa branca é o mesmo que aparece no vídeo correndo em direção a Nikolas em meio a um empurra-empurra. O trecho do vídeo que viralizou não mostra a cena completa, apenas um homem tentando se aproximar do deputado. Essa cena foi distorcida, como se mostrasse uma tentativa de ataque contra o parlamentar.

No TikTok, o Verifica localizou um vídeo mais longo, gravado durante o mesmo momento. Essa filmagem maior mostra como, após chegar próximo do parlamentar, o homem segue ao lado dele, sem que seja retirado do local ou que a presença dele cause estranheza.

Mesmo com o empurra-empurra, é possível identificar que o homem tem a mesma fisionomia do que aparece no momento em que Nikolas veste o colete, usa as mesmas roupas, calça um sapato com as mesmas características, tem um relógio preto no pulso esquerdo e carrega um distintivo no pescoço. Ao fundo, há um supermercado que possui unidades em Luziânia.

Procurada, a assessoria do deputado confirmou que o homem integra a segurança dele.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade