Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprovado em Medicina na USP na 1ª tentativa diz que segredo foi resolver todas as provas da Fuvest desde 1998

Gustavo Jun começou a se preparar para o vestibular desde o primeiro ano do ensino médio; ele também passou em Medicina na Unicamp

27 jan 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gustavo Jun, de 18 anos, foi aprovado em Medicina na USP e Unicamp na primeira tentativa, destacando como estratégia de estudo resolver provas da Fuvest desde 1998 e o apoio dos pais.
Gustavo Jun foi aprovado em Medicina na USP e na Unicamp
Gustavo Jun foi aprovado em Medicina na USP e na Unicamp
Foto: Arquivo pessoal

Aos 18 anos, Gustavo Jun passou na primeira tentativa no curso mais concorrido da Universidade de São Paulo (USP): Medicina. Muito realizado com a aprovação, o estudante conta que uma das suas estratégias de estudo foi resolver todas as provas anteriores da Fuvest, o vestibular da USP, desde 1998.

"Meu foco maior foi com as provas antigas, principalmente da Fuvest e do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Da Fuvest, eu fiz tudo desde 1998, primeira e segunda fase", revela Gustavo em entrevista ao Terra.

Segundo o jovem, o processo de preparação para o vestibular começou cedo. No primeiro ano do ensino médio, ele tentou estudar ao máximo a parte teórica das disciplinas, fazendo resumos. Já a partir do segundo ano, passou também a fazer as provas anteriores.

"De manhã, eu tinha aula na escola. E, à tarde, eu ficava estudando mais. Sempre tentava avançar o máximo possível a matéria", diz. "No segundo ano, quando eu já estava mais tranquilo com o conteúdo, eu fui fazendo prova em linha de produção industrial para garantir que eu estava sabendo bem o que eles pediam", detalha o estudante sobre a preparação.

Gustavo sempre teve um grande interesse pelas Ciências da Natureza --Biologia, Química e Física-- e pela Matemática, e, ao longo da vida acadêmica, participou de uma série de olímpiadas científicas, nessas e em outras áreas, inclusive em Astronomia. Os conhecimentos adquiridos nas competições também contribuíram para o vestibular.

"Sempre fui muito curioso de saber como as coisas funcionavam e estudar mais", afirma. No total, o jovem já ganhou 27 medalhas em olimpíadas científicas. "As que eu mais tenho medalha são em Química e Biologia", lembra.

Gustavo Jun resolveu todas as provas da Fuvest desde 1998
Gustavo Jun resolveu todas as provas da Fuvest desde 1998
Foto: Divulgação/Colégio Objetivo

Mais de uma aprovação

Morador da capital paulista, Gustavo ficou sabendo da aprovação na USP na manhã da última sexta-feira, 23, assim que o resultado foi divulgado, e decidiu ir para o Colégio Objetivo, unidade Paulista, para festejar com os colegas e professores. "Me mandaram uma foto da lista, fiquei muito feliz."

No dia anterior, no entanto, o estudante já tinha celebrado uma primeira conquista: ele também passou em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Estou muito feliz. Vou poder escolher em qual delas vou querer estudar. Todas são muito boas, de muito renome", comemorou. Ele ainda foi aprovado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e aguarda o resultado de outros vestibulares.

O jovem destaca que o apoio dos pais também foi fundamental durante o processo de estudos para, agora, ele poder ver seu nome na lista dos aprovados. "Tive bastante apoio, tanto eles colaborando com meus estudos quanto emocional mesmo."

Com rostos pintados, estudantes celebram aprovação na USP: 'Sonho se tornando realidade':
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade