Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que Gerdau tenha anunciado fechamento no Brasil e demissão de 35 mil trabalhadores

GRUPO SIDERÚRGICO NEGOU ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES E DISSE QUE TEM FOCO DE INVESTIMENTOS NO PAÍS

30 jan 2026 - 10h37
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo diz que a empresa Gerdau anunciou a saída do Brasil em 2026 com a demissão de mais de 35 mil trabalhadores. O conteúdo afirma que a culpa é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. A empresa produtora de aço informou, em nota, que as afirmações do vídeo são "não correspondem à realidade". A companhia tem cerca de 30 mil colaboradores em todo o mundo. Segundo a Gerdau, o foco dos investimentos da companhia está no Brasil e nos Estados Unidos. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) informou à reportagem que recebeu um comunicado divulgado pela empresa desmentindo o boato.

Saiba mais: Em nota, o grupo siderúrgico disse que segue "investindo fortemente" no Brasil.

"Mantemos um patamar elevado de investimentos, dedicando mais de R$ 4,7 bilhões neste ano, com foco especial no Brasil e nos Estados Unidos", comunicou.

A CNTM informou ao Verifica, via Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que consultou as bases metalúrgicas e recebeu um comunicado da empresa desmentindo o boato de fechamento.

A Gerdau é considerada a maior empresa brasileira produtora de aço do País. Segundo o site da companhia, há um conjunto de mais de 30 mil colaboradores no mundo.

Veja quatro mentiras sobre protetor solar que circulam nas redes e entenda por que são perigosas

Decisão do STJ não estabelece 'direito de fuga' em situações de prisão ou custódia policial

Gerdau anunciou redução de investimentos em 2025

O vídeo analisado cita que a Gerdau demitiu 1,5 mil trabalhadores em 2025. Como mostrou o Estadão, a empresa afirmou que os funcionários foram desligados de unidades paulistas.

O grupo siderúrgico havia anunciado a decisão de reduzir investimentos no Brasil diante do cenário de crescente importação de aço e cobrou medidas de proteção do governo federal.

Na época, o presidente da empresa, Gustavo Werneck, disse que em Minas Gerais não havia planos de desligamentos porque os investimentos se concentraram em mineração sustentável na cidade de Ouro Branco.

Em março de 2025, Lula participou de uma cerimônia que celebrou investimentos da Gerdau na unidade mineira.

Nesta quarta-feira, 28, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou que o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior aprovou um conjunto de medidas de defesa comercial e realinhamento tarifário para o fortalecimento da indústria nacional.

Atendendo a um dos pleitos do setor siderúrgico, foi aprovada a aplicação de direito antidumping definitivo sobre ?importações de aços pré-pintados provenientes de China e Índia. Também houve elevação tarifária de importação para mais nove produtos (NCMs) do aço, por doze meses, que passam a ser de 25%.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade