Vídeo em que homem diz ter tido orgulho da prisão de Lula foi cortado; fala completa era um elogio
DURANTE ENTREGA DE TÍTULOS DE POSSE DE ASSENTAMENTO, APOIADOR DISSE QUE PRESIDENTE MANTEVE A 'CABEÇA LEVANTADA' AO SER PRESO
O que estão compartilhando: vídeo em que um homem diz ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o maior orgulho que sentiu foi quando o petista foi preso. Um texto acrescentado sobre as imagens diz: "o infiltrado".
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A declaração foi cortada. O homem continuou a fala elogiando o presidente. A frase completa é: "Mas presidente, o maior orgulho que eu tive de você foi o dia em que você foi preso, com a cabeça levantada, como quem não devia nada a ninguém. E não devia mesmo".
Saiba mais: A cena ocorreu no dia 7 de março de 2025, no acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG). Na ocasião, Lula participou da cerimônia de entregas e anúncios do programa Terra da Gente, que visa agilizar a reforma agrária e assentar famílias que vivem no campo.
Durante a cerimônia, Lula entregou títulos em lotes de assentamentos. Um dos beneficiados foi Lourival Silva, que aparece no vídeo discursando. Na fala completa, ele comemora o título e pede mais avanços na reforma agrária.
No trecho tirado de contexto, Lourival diz: "Já estive com ele [se referindo a Lula] quatro vezes. E as quatro vezes foi de muito orgulho para mim. Mas presidente, o maior orgulho que eu tive de você foi o dia em que você foi preso, companheiro, com a cabeça levantada, como quem não devia nada a ninguém. E não devia mesmo. Meus parabéns por aquele dia".
Depois que ele fala isso, a plateia aplaude e canta "Lula, guerreiro, do povo brasileiro". O discurso completo de Lourival pode ser visto a partir do minuto 37:20 no vídeo abaixo.
Checagem semelhante foi publicada pela Lupa ano passado.
Como lidar com postagens do tipo: é comum que desinformadores cortem declarações para distorcer o sentido delas. Antes de acreditar, faça uma busca pela fala completa. Neste caso, pesquisamos por um trecho da frase ("o maior orgulho que eu tive de você foi o dia em que você foi preso") e encontramos o contexto original.