PUBLICIDADE

Nobel da Paz só revela candidatos após 50 anos e não há provas de que Lula tenha concorrido ao prêmio

29 nov 2023 - 16h01
Compartilhar
Exibir comentários

Diferentemente do que afirmam publicações nas redes, não há provas de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha ocupado a 299ª posição entre os 301 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz. De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, os indicados só podem ser revelados após 50 anos da entrega da premiação e não há um ranqueamento dos nomes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 13 mil compartilhamentos no Facebook, 340 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (29).

Selo falso

Lula ficou no 299° lugar entre os 301 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz
Posts enganam ao afirmar que Lula ficou em 299° lugar entre os 301 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz de 2023; nomeados são revelados após 50 anos e não há ranking
Posts enganam ao afirmar que Lula ficou em 299° lugar entre os 301 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz de 2023; nomeados são revelados após 50 anos e não há ranking
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes enganam ao afirmar que ranking divulgado pela Fundação Nobel mostrou que Lula ocupou a 299ª posição entre os 301 candidatos ao Nobel da Paz. De acordo com o estatuto que define as regras do prêmio, a lista de indicados não pode ser revelada até o início do ano que marca o 50º aniversário daquela premiação.

"O Comitê do Nobel não anuncia os nomes dos nomeados, nem aos meios de comunicação social nem aos candidatos. Em certos casos, os nomes dos candidatos aparecem nos meios de comunicação social. Estas suposições são produto de pura especulação ou de informações divulgadas pela pessoa ou pessoas por trás da nomeação", diz um trecho do estatuto.

Diferentemente das demais premiações do Nobel, realizadas na Suécia, o Nobel da Paz tem cerimônia realizada na Noruega, na presença do rei e da rainha do país. Até 2022, o Nobel da Paz foi concedido a 110 pessoas e 27 organizações.

O boato sobre a nomeação de Lula para o prêmio circula ao menos desde 2018, quando o escultor argentino Adolfo Pérez Esquivel criou um abaixo-assinado para que o brasileiro recebesse a honraria por ter desenvolvido políticas públicas para superar a fome e a pobreza no Brasil. Esquivel venceu o prêmio em 1980 pela defesa dos direitos humanos contra as ditaduras latino-americanas.

Como ganhador de um Nobel, Esquivel poderia indicar Lula ao prêmio. Não é possível saber, no entanto, se a nomeação foi feita ou se chegou às fases finais em razão da confidencialidade dos nomes indicados — pelas regras atuais, a revelação da lista de candidatos só poderia ocorrer em 2069. Ainda assim, os nomeados não são divulgados por ordem classificatória e, portanto, não seria possível saber a posição ocupada por Lula.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. Nobel Peace Prize

2. O Globo

3. Nobel Prize

4. Change.org

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade