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Latin NCAP muda tudo e veículos terão de cumprir regras muito mais duras a partir de 2026

Novo protocolo deixa os testes mais severos, amplia foco em tecnologias de segurança e aproxima a América Latina do padrão europeu

11 dez 2025 - 07h59
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Novo Peugeot 2008 passa pelo teste do Latin NCAP
Novo Peugeot 2008 passa pelo teste do Latin NCAP
Foto: Divulgação

A segurança dos carros vendidos na região vai mudar de forma significativa, porque o Latin NCAP anunciou um novo protocolo de testes que será aplicado a todos os veículos avaliados a partir de 2026 e, dessa maneira, promete elevar bastante o nível das exigências até 2029. As mudanças reforçam um padrão mais rígido e aproximam a América Latina das normas europeias, conforme destaca o Mundo do Automóvel para PCD.

As quatro áreas de avaliação continuam as mesmas, porém agora recebem critérios muito mais severos, o que inclui Proteção do Ocupante Adulto, Proteção do Ocupante Infantil, Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis e Assistências à Segurança. Assim, as montadoras precisarão investir mais em estrutura, tecnologia e equipamentos para atingir a nota máxima nos próximos anos.

Proteção do ocupante adulto

O impacto lateral passa a ocorrer a 60 km/h com barreira de 1.400 kg, enquanto o impacto de poste agora será feito a 32 km/h com ângulo de 75 graus, elevando bastante o nível de dificuldade. Além disso, o protocolo incorpora análise de proteção traseira e cobra sistemas mais eficientes no banco traseiro, como pré-tensionadores, limitadores de carga e melhor controle do efeito de chicote cervical.

Modelos com centro de gravidade elevado, como SUVs e picapes, também terão a resistência do teto analisada em situações de capotagem, embora essa nota tenha caráter apenas informativo, mas ainda assim influencia a percepção de segurança.

Proteção do ocupante infantil

Uma mudança importante ocorre no perfil dos dummies, já que crianças de 10 anos passam a ser incluídas nos testes, substituindo o dummy equivalente a um bebê de 18 meses. Além disso, o Latin NCAP avaliaria o desempenho com e sem booster, obrigando o veículo a oferecer proteção lateral adequada mesmo sem o assento elevado.

Recursos como ISOFIX, i-Size e detecção de presença infantil também ganham maior relevância, pois ajudam a garantir que o carro ofereça proteção mais consistente em diferentes cenários.

Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis (VRU)

A pontuação para veículos equipados com frenagem automática de emergência mais avançada aumenta de maneira significativa, especialmente nos modelos capazes de identificar pedestres à noite e ciclistas em múltiplas situações. Dessa forma, sistemas mais completos terão grande vantagem nos resultados futuros.

Assistências à segurança

O famoso teste do alce ficará mais exigente, porque agora falhas em velocidades diferentes descontam pontos, aumentando a dificuldade para SUVs e veículos mais altos. Além disso, a Frenagem Autônoma de Emergência será avaliada em cenários mais complexos, tanto em baixa quanto em alta velocidade, o que força as montadoras a investir em sensores e câmeras mais precisos.

O novo protocolo também passa a considerar o alerta de ponto cego, o monitoramento do motorista, o conector para bafômetro veicular e avisos avançados de uso do cinto, que juntos tornam o pacote de assistências mais completo e eficiente.

Mundo do Automóvel para PCD
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