Toyota Corolla ganha visual do Prius na China e pode chegar ao Brasil
Sedã médio recebe facelift na China com dianteira inspirada no Prius, lanternas conectadas e mantém motores híbrido 1.8 e 2.0 aspirado
O Toyota Corolla está de cara nova na China. Lançada em 2019, a atual geração do sedã está prestes a ganhar uma atualização visual. Como é de praxe no mercado chinês, todos os lançamentos devem ser registrados no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), que tem acesso público. Parte das mudanças também deve chegar em breve a outros mercados. Recentemente, o Corolla chegou a ser vendido com mais de R$ 43 mil de desconto para PCD no Brasil.
Frente redesenhada com identidade atual da Toyota
As mudanças se concentram na dianteira, que passará a trazer a linguagem de design vista em modelos como os novos Camry, Prius e RAV4 lançados recentemente. Os faróis passam a ter desenho dividido, com um filete em formato de “C” na parte superior e um traço iluminado ligando as extremidades.
Os módulos de luz alta e baixa foram deslocados para as bordas do para-choque, acompanhados de detalhes em preto. A grade horizontal também é escurecida e o spoiler inferior se destacam. Na lateral, há apenas novas rodas.
Traseira e interior devem ter atualizações pontuais
Enquanto isso, na traseira, as lanternas ganharam nova disposição de luzes internas e passam a ser conectadas por uma barra iluminada. Como de costume, o registro de homologação do órgão chinês não inclui imagens do interior dos lançamentos.
Por se tratar de um facelift concentrado na dianteira, o novo Toyota Corolla chinês deve ganhar apenas novidades pontuais. No mercado chinês, o Toyota Corolla Allion traz duas opções de motorização semelhantes às do sedã brasileiro, com versões 1.8 híbridas do tipo pleno de 122 cv ou a combustão com um 2.0 aspirado de 175 cv.
Nova geração do Toyota Corolla
O facelift chinês do Toyota Corolla deve ser a última atualização da 12ª geração do sedã. Para a próxima encarnação do modelo, é esperado um sistema híbrido ainda mais avançado, do tipo plug-in que já equipa o Prius, mas em versão flex. O novo motor será produzido no Brasil pela marca japonesa. A próxima geração do Corolla deve chegar ao mercado global entre o fim de 2026 e 2027.
Ele substituirá o atual motor 1.8 flex com sistema híbrido pleno, que oferece 123 cv de potência combinada. No caso do Prius, o conjunto híbrido plug-in é formado por um motor 2.0 aspirado de 152 cv e 190 Nm, que é associado a um propulsor elétrico de 163 cv e 208 Nm. Juntos, eles oferecem 215 cv de potência combinada e um alcance elétrico de até 69 km.