Ferrari 849 Testarossa estreia com V8 de 1.050 cv e revive nome lendário
Sucessor PHEV do Ferrari SF90 entrega 1.050 cv com conjunto híbrido V8 biturbo, tração integral e chega a 330 km/h de velocidade máxima
A Ferrari apresentou nesta semana o 849 Testarossa, seu novo superesportivo híbrido plug-in que substitui o SF90 e que resgata um nome icônico usado pela marca italiana nos anos 1980. Disponível em versão cupê ou conversível Spider, o novo Ferrari 849 Testarossa adota um conjunto formado por um motor V8 biturbo de 830 cv e três motores elétricos que somam 220 cv adicionais, resultando em 1.050 cv. O superesportivo pode chegar em breve ao Brasil, assim como o Ferrari 12 Cilindri.
Desempenho e engenharia
O motor 4.0 V8 biturbo passou por uma revisão completa, com turbocompressor maior, cabeçotes redesenhados, peças aliviadas em titânio e melhorias na refrigeração. O motor mantém a cilindrada original, mas entrega 50 cv a mais que o antecessor, chegando a 208 cv por litro — um dos maiores índices do mercado.
O sistema híbrido plug-in PHEV deriva da experiência da Scuderia Ferrari na Fórmula 1. Dois motores elétricos no eixo dianteiro habilitam tração integral sob demanda e vetorização de torque, enquanto o terceiro motor no eixo traseiro atua como gerador cinético (MGU-K). A bateria de 7,45 kWh permite rodar até 25 km em modo totalmente elétrico. Juntos, eles oferecem 1.050 cv de potência e 842 Nm de torque combinados.
Segundo a Ferrari, a relação peso/potência de 1,49 kg/cv (1,58 kg/cv na versão Spider) é a melhor já alcançada por um modelo de produção da marca, mantendo o mesmo peso do SF90 apesar dos novos componentes.
Apesar da diferença de 90 kg no peso total, tanto a versão cupê quanto a Spider do novo Ferrari 849 Testarossa vão de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos e chegam aos 330 km/h de velocidade máxima.
Aerodinâmica refinada
Inspirado em protótipos de competição dos anos 70, o 849 Testarossa Spider adota um conjunto aerodinâmico ativo com spoiler traseiro móvel, difusor multinível e entradas de ar redesenhadas. A carga aerodinâmica chega a 415 kg a 250 km/h, 25 kg a mais que no SF90.
Uma das inovações para a versão Spider é o “wind stop” integrado aos encostos dos bancos, que direciona o fluxo de ar com o teto aberto e melhora o conforto em altas velocidades.
Condução e eletrônica
A Ferrari evoluiu o sistema de controle dinâmico com a introdução do FIVE (Ferrari Integrated Vehicle Estimator), que cria um “gêmeo digital” do carro para prever com precisão parâmetros como velocidade e ângulo de deriva, otimizando a atuação de tração e freios. O ABS Evo atua em todas as condições de aderência, oferecendo maior consistência nas frenagens.
Os freios foram redesenhados com discos e pinças maiores, e os amortecedores receberam nova calibração. Pneus Michelin, Pirelli e Bridgestone foram desenvolvidos especificamente para o modelo, com medidas 265/35 R20 na dianteira e 325/30 R20 na traseira.
Design e interior
A carroceria, assinada pelo Centro Stile Ferrari sob Flavio Manzoni, aposta em volumes geométricos e cauda dupla inspirada no 512 S dos anos 70. O teto rígido retrátil (RHT) da versão Spider pode ser acionado em 14 segundos a até 45 km/h. Portas tridimensionais com estrutura em peça única de alumínio introduzem um novo conceito aerodinâmico.
Também há elementos visuais inspirados no clássico Ferrari F173MM e nos modernos 12 Cilindri e F80. No interior, o painel horizontal contrasta com elementos inspirados em cockpits de competição. Há duas opções de bancos — Conforto ou Racing em fibra de carbono — e um novo volante com botão de partida físico. O sistema multimídia integra Apple CarPlay, Android Auto e monitoramento remoto pelo aplicativo MyFerrari Connect.
Assetto Fiorano e personalização
O pacote opcional Assetto Fiorano reduz 30 kg do peso total com peças em carbono e titânio, rodas de fibra de carbono e aerodinâmica mais agressiva. Pneus Michelin Cup2 específicos e pintura exclusiva completam o conjunto. O modelo também estreia duas novas cores — Rosso Fiammante e Giallo Ambra — e um revestimento interno em Alcântara Giallo Siena.
As primeiras entregas do Ferrari 849 Testarossa serão realizadas na Europa a partir do primeiro semestre do ano que vem. A versão Spider chega um pouco depois, no segundo semestre. O preço oficial não foi revelado. No entanto, assim como os demais lançamentos da marca italiana, o novo Ferrari 849 Testarossa também deve chegar ao Brasil.