Cronos, HB20S, Corolla e Yaris puxam forte queda dos sedãs em agosto
Onix Plus e Virtus dominam os sedãs em agosto; Corolla sente impacto, Cronos e HB20S amargam retração nas vendas e Yaris saiu de linha
O mercado brasileiro de sedãs viveu um agosto de fortes quedas, segundo dados da consultoria automotiva Jato Dynamics. Além da descontinuação do Toyota Yaris, modelos tradicionais como Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Toyota Corolla registraram retrações significativas, evidenciando a perda de espaço do segmento frente aos SUVs.
Compactos ainda sustentam o segmento
Na liderança dos sedãs compactos, o renovado Chevrolet Onix Plus manteve a primeira posição com 4.632 unidades, seguido pelo Volkswagen Virtus, que emplacou 3.646 carros (aumento importante perante os 2.926 registros obtidos há um ano). Ambos foram responsáveis por sustentar parte da categoria, que ainda assim caiu 29,5% em relação a agosto do ano passado – de 20.480 para 14.435 unidades.
Na sequência, o Hyundai HB20S vendeu 2.251 unidades, uma queda expressiva frente às 3.592 de agosto de 2024. O Honda City Sedan somou 1.848 unidades, enquanto o Fiat Cronos despencou para 1.395 unidades, bem abaixo das 3.759 de um ano atrás. O Nissan Versa apareceu apenas com 655 emplacamentos.
Médios resistem, mas Corolla sente o impacto
Entre os médios, o Toyota Corolla segue como referência, mas também sofreu retração: foram 2.903 unidades em agosto de 2025, contra 3.513 no mesmo mês de 2024. O Nissan Sentra manteve desempenho discreto, com 399 unidades, enquanto o segmento como um todo caiu apenas 1,5% – de 5.674 para 5.591 unidades, segundo levantamento da Jato Dynamics.
BYD e BMW lideram os nichos de mercado
A lista dos mais vendidos ainda mostra novidades. O sedã elétrico BYD Seal emplacou 257 unidades, enquanto o híbrido plug-in BYD King alcançou 1.086 emplacamentos, mostrando que os eletrificados começam a conquistar nichos no mercado de três volumes. No segmento premium, o BMW 320i vendeu 380 unidades, mantendo seu prestígio.
Ranking de vendas de sedãs – agosto de 2025
- Chevrolet Onix Plus – 4.632
- Volkswagen Virtus – 3.646
- Toyota Corolla – 2.903
- Hyundai HB20S – 2.251
- Honda City Sedan – 1.848 (
- Fiat Cronos – 1.395
- BYD King – 1.086
- Nissan Versa – 655
- Nissan Sentra – 399
- BMW 320i – 380
- BYD Seal – 257
Forte queda dos sedãs perante agosto de 2024
- Fiat Cronos: de 3.759 para 1.395
- Hyundai HB20S: de 3.592 para 2.251
- Toyota Corolla: de 3.513 para 2.903
- Toyota Yaris: de 2.347 para 6
O quadro reforça a migração dos consumidores brasileiros para SUVs e picapes, que seguem em expansão, deixando os sedãs cada vez mais restritos a nichos específicos.
Fonte: Jato Dynamics