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Chevrolet Spark EUV tem suspensão adequada ao Brasil, mas só leva 4 pessoas

SUV elétrico da Chevrolet estreia com 258 km de autonomia, dois porta-malas e preço competitivo de R$ 159.990; já dirigimos em Brasília e DF

10 set 2025 - 12h58
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Dirigimos pela primeira vez o Chevrolet Spark EUV em Brasília, logo após a confirmação da grande notícia da semana: o SUV elétrico da GM será produzido no Ceará ainda em 2025. No percurso por estradas das cidades satélites do Distrito Federal, o Spark EUV comprovou ter suspensão firme, pensada para o Brasil. Mas há pontos polêmicos para quem planeja investir R$ 159.990 – valor competitivo no segmento dos elétricos.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Spark EUV carrega 4 pessoas e não tem estepe

O primeiro ponto polêmico é a capacidade para apenas 4 pessoas. Mas, segundo a GM, essa configuração atende a 95% do público-alvo do Chevrolet Spark EUV. Para quatro pessoas, o espaço traseiro é excelente, com grande distância entre os joelhos e os bancos dianteiros e entre a cabeça do passageiro e o teto do carro. O piso totalmente plano melhora ainda mais o conforto traseiro; mas não há sequer uma saída de ar-condicionado ou entrada USB.

O segundo ponto polêmico é a falta de estepe. O porta-malas é bem fundo e abriga 355 litros. Além disso, o carro tem um “segundo porta-malas”, que é um pequeno compartimento de 35 litros sob o capô, acima do motor elétrico compacto. É um bom local para guardar o cabo de carregamento, por exemplo. A falta de estepe é um ponto muito negativo, caso o carro fuja de seu “propósito”, que é o uso urbano.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O terceiro ponto polêmico do Chevrolet Spark EUV é a autonomia de apenas 258 km, segundo o PBEV do Inmetro. Mas essa é uma falsa polêmica. Na prática, ele vai rodar mais com uma carga. Segundo o WLTP, o SUV elétrico da Chevrolet tem alcance de 298 km; e chega a 360 pelo ciclo NEDC. Vai depender, claro, da forma de dirigir.

Test drive em Brasília mostrou pontos positivos

Durante o test drive em Brasília, gostamos da posição de dirigir, apesar de o volante de direção não ter ajuste de profundidade. O banco do motorista tem ajuste elétrico e facilitou as coisas. Há ajuste de altura do volante, mas é bem curto. As informações do painel digital são ótimas e a empunhadura do volante é boa. O carro não precisa “ligar” com a chave para funcionar.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV
Foto: GM / Fabio Gonzalez / Guia do Carro

O motor elétrico de 75 kW de potência (101 cv) e 180 Nm de torque, que fornece tração dianteira, é suficiente para boas acelerações. Mesmo no modo de condução “Normal” deu para fazer os pneus dianteiros “cantarem”. É possível configurar o carro nos modos “Eco” e “Sport”, com sensível diferenças no desempenho. Porém, não dá para fazer isso se o Android Auto ou Apple CarPlay estiver sendo usado, pois o ajuste é feito na tela central.

Não testamos o “modo fumante” do ar-condicionado, que promete isolar o ar para não fumantes e abre ligeiramente os vidros. Mas testamos os sistemas de condução autônoma, que são muito bons. Em vias com faixas bem definidas, conseguimos fazer curvas e aumentar ou diminuir a velocidade sem colocar as mãos no volante e os pés nos pedais. Depois de algum tempo, ele pede para o motorista reassumir o controle do carro.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em nosso trajeto não foi possível rodar em velocidades elevadas, mas chegamos a 140 km/h, num trecho deserto, com muita facilidade. O motor “empurra” bem. Da mesma forma, não fizemos curvas em alta velocidade; portanto não foi possível avaliar o comportamento do Chevrolet Spark EUV em curvas, mas o carro pareceu firme – bem diferente de vários carros chineses. Nos pisos ruins, a suspensão foi competente, sem tirar o conforto da rodagem. 

Motor elétrico tem 101 cv de potência (75 kW)

Agora aguardamos o momento em que a GM vai disponibilizar o Chevrolet Spark EUV para um teste na “vida real”, ou seja, de uma semana de utilização, passando por vias e condições não controladas pela montadora. Veja abaixo as principais características do SUV elétrico, com os termos que a GM vai usar na hora de tentar vender o carro.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Motor e Desempenho

  • Motor dianteiro 100% elétrico, com 101 cv e 180 Nm (18,4 kgfm) de torque imediato.
  • Desempenho comparável a um 1.0 turbo flex, com respostas ágeis no uso urbano.
  • Consumo equivalente a quase 50 km/l de gasolina na cidade, com custo até quatro vezes menor.
  • Três modos de condução: Eco, Padrão e Esporte.
  • Distribuição de peso 50:50 entre os eixos e carroceria com 72% de aços de alta resistência.
  • Três níveis de regeneração de energia, que ajudam a otimizar a autonomia.

Bateria e Autonomia

  • Bateria LFP (Lítio Ferro-Fosfato), robusta e segura.
  • Capacidade de 42 kWh.
  • Autonomia oficial Inmetro: 258 km, podendo ultrapassar 300 km em trajetos urbanos lentos.
  • Recarga AC até 6,6 kW (uso doméstico).
  • Recarga DC até 50 kW, de 30% a 80% em 35 minutos.
  • Inclui carregador portátil para tomada residencial.
  • Garantia de 8 anos ou 160 mil km.
  • Recurso de “caixa-preta da bateria”, que registra histórico de uso para inspeções e revenda.

Conectividade e Telas

  • Painel digital de 8,8” configurável.
  • Central multimídia de 10,1” com Android Auto/Apple CarPlay.
  • Smart Welcome: reconhece motorista pela chave e prepara o carro automaticamente.
  • Modo DJ: interface que simula disco de vinil, conecta rádios e streamings.
  • Computador de bordo avançado, com potência instantânea e rpm.
  • MyChevrolet Charging App: reúne pontos de recarga, reservas e pagamento unificado.

Conforto e Usabilidade

  • Espaço interno otimizado: 67% do volume total para passageiros e bagagem.
  • Capacidade de 4 passageiros, com teto elevado e assoalho plano.
  • Dois porta-malas: 355 L + 35 L no dianteiro (até 916 L com bancos rebatidos).
  • 28 porta-objetos no interior.
  • Seis airbags, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência.
  • Ar-condicionado digital com modos especiais (chuva e eliminação de odores).
  • Superfícies internas macias (mais de 2,2 m²), painel com efeito 3D e volante inspirado no Camaro.
  • Pacotes de personalização: Rush (urbano), XR (esportivo) e Trail Motion (off-road).
  • Rede de 130 concessionárias Chevrolet habilitadas para EVs no Brasil, com suporte especializado.

Medidas e Capacidades

  • Comprimento: 4.003 mm
  • Largura: 1.760 mm
  • Altura: 1.726 mm
  • Entre-eixos: 2.560 mm
  • Peso total: 1.345 kg
  • Porta-malas: 355 L + 35 L dianteiros (916 L máximo).
  • Ângulos de ataque e saída: 22° e 32°, respectivamente.
  • Rodas de 16 polegadas com pneus de perfil alto.
Guia do Carro
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