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Próximos Chevrolet Onix e Tracker podem ser irmãos de HB20 e Creta no Brasil

Parceria entre GM e Hyundai pode ter garantido o futuro dos modelos Onix e Tracker e Hyundai terá duas picapes inéditas a partir de 2028

7 ago 2025 - 14h05
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Parceria entre GM e Hyundai pode definir futuro de Onix, Tracker, Creta e HB20 no Brasil
Parceria entre GM e Hyundai pode definir futuro de Onix, Tracker, Creta e HB20 no Brasil
Foto: Guia do Carro/Divulgação

A parceria entre General Motors e Hyundai pode ter definido o futuro de Onix, Tracker, Montana, HB20 e Creta no Brasil. As duas montadoras confirmaram na noite de quarta-feira, 7, que vão desenvolver juntas cinco veículos: um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média e uma van comercial elétrica, que será exclusiva do mercado norte-americano. Os quatro primeiros carros chegarão ao Brasil a partir de 2028.

A Hyundai ficará responsável pelo desenvolvimento dos compactos, incluindo a picape, enquanto a Chevrolet vai desenvolver a caminhonete média. Todos os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. No entanto, cada um deles terá design interno e externo exclusivo, com a identidade de cada marca distinta. 

Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

No fim do ano passado, a agência Reuters antecipou que o futuro Chevrolet Tracker poderia ser baseado no próximo Hyundai Creta, que deve chegar ao mercado global em 2027. Agora, os rumores se tornam praticamente certos, uma vez que a nota oficial divulgada em conjunto pelas montadoras destaca que eles “estão focados nos maiores segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte”.

Traduzindo para o segmento de SUVs compactos, temos os sucessores dos atuais Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. Já o carro de passeio compacto deve ser a próxima encarnação do Onix, que por sua vez, deve herdar a plataforma do futuro HB20/i20 de nova geração, que ficará maior e mais refinado.

Chevrolet Tracker e Montana 2025
Chevrolet Tracker e Montana 2025
Foto: GM/Divulgação

Vale lembrar que as atuais gerações do Onix, Onix Plus, Tracker e Montana foram desenvolvidos em parceria com a chinesa SAIC. Inclusive, o Onix Plus e o Tracker chegaram a ser vendidos no país asiático, mas não fizeram sucesso. A ideia por trás do desenvolvimento em conjunto de um único projeto seria a economia de tempo e de investimento necessário para a produção de novos carros, ainda mais para equilibrar a balança contra a rapidez das fabricantes chinesas. 

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo", afirmou Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos. As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano.

Com isso, o desenvolvimento de uma nova geração para os modelos seria mais difícil sem a ajuda da Hyundai, uma vez que a Chevrolet não pode mais aproveitar como antigamente os projetos de origem Opel – que hoje é do grupo Stellantis – e nem conta com alternativas no mercado dos EUA. Na China, a marca conta apenas com o Monza e o atual Tracker como opções de carros compactos.

Chevrolet S10 100 anos
Chevrolet S10 100 anos
Foto: Chevrolet/Divulgação / Estadão

Por outro lado, o futuro Creta também deve dar origem à uma picape com porte intermediário, que não será a Hyundai Santa Cruz. Pode ser que a próxima geração da Montana seja baseada neste modelo inédito. No segmento acima, a Chevrolet será a responsável pela picape média, que é conhecida internamente como Projeto Colossus. Ela dará origem à próxima geração da S10 e a um modelo inédito da Hyundai.

As duas montadoras também planejam iniciativas conjuntas de compras de materiais, transporte e logística, além de possíveis parcerias em novas soluções de motorização, sejam a combustão, híbridos, elétricos a bateria ou células de combustível de hidrogênio. O local de produção dos modelos ainda não foi definido, mas a atual estrutura das montadoras no Brasil será aproveitada.

Guia do Carro
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