Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo acidente reacende debate sobre perigo de carros com maçanetas retráteis

China vai proibir automóveis com maçanetas embutidas a partir de 2027 após dificuldade no socorro às pessoas em acidentes

8 fev 2026 - 13h23
Compartilhar
Exibir comentários

A China anunciou que proibirá o uso de maçanetas puramente eletrônicas em veículos de passageiros a partir de 1º de janeiro de 2027. A decisão, tomada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), ocorre após uma série de acidentes fatais em que o resgate das vítimas foi impedido pelo travamento das portas.

O acidente mais emblemático ocorreu com um Xiaomi SU7 Ultra, em outubro do ano passado. Após uma colisão: testemunhas tentaram abrir as portas, mas o sistema eletrônico falhou e não havia acesso mecânico pelo lado de fora.

Xiaomi SU7 pegando fogo
Xiaomi SU7 pegando fogo
Foto: Reprodução/Weibo / Estadão

A empresa, por meio de nota oficial, enfatizou a cooperação com departamentos de trânsito e bombeiros, pedindo que o público não espalhe rumores antes da conclusão das investigações técnicas.

E agora o site Carscoops publicou um vídeo que contribuiu para a medida do governo chinês. As imagens mostram o motorista de um Dongfeng 007 rodando, saindo da pista e batendo contra uma espécie de cerca na estrada.

O acidente, aparentemente leve, começa a ter sinais de complicação quando, 29 segundos depois do impacto, uma fumaça preta começa sair no lado do passageiro do carro elétrico.

Com ocupantes na traseira, o motorista tenta por diversas vezes abrir a porta de trás, mas sem sucesso. As maçanetas escamoteáveis não "saltam" para fora e, para piorar, a porta do próprio condutor se fecha e não é mais possível abri-la. O motorista então começa a tentar quebrar os vidros do automóvel com seu cotovelo.

A situação fica ainda mais complicada quando o modelo elétrico começa a ficar completamente em chamas e o interior tomado de uma fumaça preta. Pessoas ou motoristas que passavam no local correm para ajudar e tirar as pessoas de dentro do carro.

Maçaneta elétrica BYD Han
Maçaneta elétrica BYD Han
Foto: Divulgação/BYD / Estadão

De acordo com a publicação, três passageiros sofreram queimaduras, com ferimentos considerados graves, mas não fatais. Apesar da mídia chinesa afirmar que uma pessoa morreu, o fato não foi confirmado pela polícia.

Dongfeng não fala sobre a maçaneta

Sobre o acidente, a Dongfeng emitiu um comunicado, mas não abordou a questão das maçanetas. A fabricante apenas confirmou que o incidente aconteceu no dia 25 de março de 2025 na cidade de Wenshan, na província de Yunnan. A montadora também afirmou que prestou ajuda as vítimas e que cooperou com as autoridades para a investigação do caso.

Segundo a Dongfeng, o incêndio foi provocado após uma colisão em alta velocidade com um caminhão (que não é possível ver no vídeo). A montadora também alertou que os vídeos que estão circulando não mostram o contexto completo do acidente.

Fato é que a nova legislação vai impor que todos os carros com menos de 3,5 toneladas possuam liberação mecânica obrigatória tanto interna quanto externa. As fabricantes deverão garantir que as portas possam ser abertas manualmente mesmo em caso de falha total da bateria ou danos severos à estrutura.

Além disso, a regra exige que pelo menos uma maçaneta interna seja claramente visível e identificável por símbolos permanentes, facilitando a saída de emergência em situações de baixa visibilidade ou fumaça.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade