Hyundai pode repetir estratégia da Fiat com os modelos i20 e HB20
Maior e mais refinada, próxima geração do Hyundai HB20 pode se chamar i20 no Brasil e deve conviver com o hatch atual como opção de entrada
A linha Hyundai HB20 terá novidades importantes em breve no Brasil. Mesmo com a chegada da possível próxima geração do compacto, a montadora sul-coreana pode manter o modelo atual como opção de entrada e com foco em vendas diretas. E isso pode ter um impacto direto no nome do novo hatch, que pode se chamar i20. As informações são do Jornal do Carro.
Lançado em 2012 como um produto desenvolvido para o mercado brasileiro, o HB20 deve ser unificado ao hatch i20, que é oferecido em outros países. Com lançamento previsto entre 2026 e 2027, a próxima geração do hatch será maior e mais refinada. Até por isso, a Hyundai pode optar em manter o nome global no novo modelo, que seria oferecido com um posicionamento acima do hatch já vendido atualmente.
Estratégia já foi utilizada pela Fiat nos anos 90 e 2000
Já o Hyundai HB20 deve ter o portfólio de versões reduzido, com foco em custo-benefício e vendas diretas. Afinal, o modelo ainda conta com uma boa procura e é um dos carros de passeio mais vendidos do país. A estratégia é semelhante à adotada pela Fiat nos anos 90 e 2000 com os modelos Uno, Palio, Siena e Strada Fire, que eram mantidos em produção com o visual anterior e preços mais baixos.
O próximo i20 terá a nova plataforma K2, e o visual deve adotar uma pegada futurista, com linhas inspiradas nos modelos elétricos da linha Ioniq e no Creta. Conhecido internamente pelo código BC4b, a versão brasileira do novo hatch também deve crescer em dimensões, oferecendo mais espaço interno. O entre-eixos deve ser de 2,58 m, mais próximo dos concorrentes Chevrolet Onix e Volkswagen Polo e 5 cm maior do que o HB20 atual.
Mais refinado e eletrificado
No interior, a expectativa é de um acabamento mais refinado e a inclusão de novos itens de conforto e segurança, como o pacote ADAS semelhante ao do Hyundai Creta nas versões mais completas. Na parte mecânica, o novo Hyundai i20 deve manter os motores já utilizados pelo HB20: o 1.0 flex aspirado de 80 cv e o 1.0 turbo flex de 120 cv, ambos com opções de câmbio manual ou automático.
A novidade poderá ser a adoção do sistema híbrido leve MHEV de 48V, já utilizado pelos modelos Kia Stonic e K3, associado ao motor 1.0 turbo. Assim como o modelo atual, o novo Hyundai i20 será produzido na fábrica de Piracicaba (SP), apenas na carroceria hatchback.