Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ram Dakota estreia com status e encara bem a lama do Pantanal; já dirigimos

Irmã mais chique da Fiat Titano, nova Ram Dakota é a primeira picape média da marca americana e quer conquistar donos de Hilux, S10 e Ranger

4 fev 2026 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários
Ram Dakota em expedição no Pantanal
Ram Dakota em expedição no Pantanal
Foto: Stellantis/Divulgação/Wagner Benedetti Jr.

A Ram Dakota acaba de chegar ao mercado brasileiro e quer encarar modelos tradicionais no segmento de picapes médias, como a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. Para descobrir se ela é capaz de cumprir essa missão, testamos a nova picape da marca americana em uma expedição de 1.200 km passando pelo Pantanal brasileiro. Ela estreia nas versões Warlock (R$ 289.990) e Laramie (R$ 309.990).

Ram Dakota tem forte parentesco com a Fiat Titano

Apresentada no fim do ano passado, a nova Ram Dakota deriva de um projeto já conhecido pelos brasileiros: a Fiat Titano. Todas elas são picapes desenvolvidas originalmente pela Peugeot em parceria com a chinesa Changan, e deram origem aos modelos Kaicene K70, Peugeot Landtrek e as outras duas picapes já citadas.

Ainda assim, a Ram tratou de diferenciar bem a Dakota das picapes irmãs de projeto. A dianteira não lembra em nada a Fiat Titano e a Peugeot Landtrek, e conta com faróis em LED com formato mais retilíneo. A grade frontal também lembra as demais picapes da Ram e traz uma faixa em LED que conecta os faróis. O para-choque também é novo.

Ram Dakota em expedição no Pantanal
Ram Dakota em expedição no Pantanal
Foto: Stellantis/Divulgação/Wagner Benedetti Jr.

Na lateral, é onde o parentesco fica mais perceptível, por conta do formato das portas e os vincos da caçamba. Já na parte traseira, as lanternas em LED são diferentes, e a tampa traz o emblema Ram em destaque. Visualmente, o conjunto agrada, ainda que a Ram Dakota não siga totalmente a identidade visual dos modelos maiores da marca. A nova Ram Dakota é produzida na Argentina, na mesma fábrica que a Fiat Titano.

Na rua, na chuva, na fazenda

A nova Ram Dakota é uma picape esperta e ágil. Mérito do motor 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm de torque, que veio da irmã Fiat Titano. Assim como na picape da marca italiana, o câmbio também é um automático de oito marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h. 

De acordo com o Inmetro, as versões Laramie e Warlock têm médias de 9,7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Já a tração é 4x4 Auto e conta com os modos 4x4 reduzida e 4x2, que podem ser acionados por meio de um comando eletrônico rotativo no console central, assim como o bloqueio mecânico do diferencial traseiro, ativado por um botão. 

Durante a nossa expedição, a Ram Dakota encarou trechos de asfalto, terra batida e de lama, se saindo bem em todos eles. Na dianteira, a suspensão é independente do tipo Duplo A, enquanto a parte de trás conta com feixe de molas e eixo rígido. Também é o mesmo conjunto que equipa a Fiat Titano, o que torna o comportamento das duas picapes bem semelhante.

Apesar da altura, a Dakota é uma picape estável e confortável. Em curvas mais fechadas, a carroceria inclina um pouco mais do que um carro de passeio, um movimento natural por conta das dimensões do veículo. Nos trechos fora-de-estrada, a Ram Dakota mostrou ser uma picape bem robusta e capaz de transpor os obstáculos sem grandes dificuldades. 

Ram Dakota em expedição no Pantanal
Ram Dakota em expedição no Pantanal
Foto: Stellantis/Divulgação/Wagner Benedetti Jr.

A nova Ram Dakota conta com 1.020 kg de capacidade de carga, e pode rebocar até 3.500 kg. Já a caçamba leva até 1.210 litros e possui revestimento interno, com iluminação de LED dentro e na terceira luz de freio e capota marítima. A tampa traseira é amortecida e com travamento elétrico.

Entre diversos equipamentos, o destaque fica para os faróis de LED com dois projetores, faróis de neblina com função cornering e lanternas também de LED. As luzes indicadoras de direção são dinâmicas. A versão Laramie possui uma barra frontal de LED que une os dois faróis e exibe uma animação ao trancar e destrancar a picape. 

Nova Ram Dakota Warlock
Nova Ram Dakota Warlock
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Ram Dakota agrada pelo interior mais refinado

Por dentro, é onde a Ram Dakota se diferencia mais da irmã Fiat Titano. No lugar do acabamento em plástico rígido, a nova picape aposta em revestimentos emborrachados e sensíveis ao toque. Os bancos também são mais confortáveis e contam com ajustes elétricos para o motorista e passageiro dianteiro.

A cor do acabamento interno (bancos, colunas, painel e teto) varia de acordo com a versão: preto na Warlock e marrom na Laramie. Ainda há ar digital dual zone, chave presencial com partida por botão, sensor de chuva e crepuscular, freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens.

Nova Ram Dakota Warlock
Nova Ram Dakota Warlock
Foto: Stellantis/Divulgação

O destaque fica para o painel digital de 7” integrado à central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio em uma única moldura. Só sentimos falta de mais botões físicos para funções de multimídia, embora a Ram tenha equipado a Dakota com atalhos bem úteis para os comandos de ventilação e ar-condicionado.

Dentre os itens de série, o modelo pode contar com carregador por indução refrigerado, navegação embarcada, páginas off-road e assistente virtual, câmeras 540° (com visualização superior e tridimensional da picape e deixar a carroceria transparente e, assim, visualizar o que está debaixo dela). 

Ram Dakota em expedição no Pantanal
Ram Dakota em expedição no Pantanal
Foto: Stellantis/Divulgação/Wagner Benedetti Jr.

Ambas as versões contam também com piloto automático adaptativo com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas; sistema de monitoramento de ponto cego; sistema de manutenção na faixa de rodagem; e, alerta de tráfego traseiro cruzado, este último exclusivo da versão Laramie. 

Ram Dakota Laramie
Ram Dakota Laramie
Foto: Stellantis/Divulgação

O pacote de equipamentos de segurança é complementado pelos seis airbags, controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampa e de descida e freio a disco nas quatro rodas. 

Conclusão

Apesar de ser bem próxima da Fiat Titano, a Ram Dakota também possui identidade própria. A Stellantis conseguiu se sair bem na diferenciação visual e no interior da nova picape, que será oferecida como uma opção acima da irmã da marca italiana. E por outro lado, a Dakota também aproveitou as evoluções e os pontos fortes da Titano sobretudo em motorização. 

Ram Dakota em expedição no Pantanal
Ram Dakota em expedição no Pantanal
Foto: Stellantis/Divulgação/Wagner Benedetti Jr.

Para quem procura uma picape média com bom acabamento, um pacote recheado de itens de série e desempenho no fora-de-estrada, a nova Ram Dakota pode ser uma opção com ótimo custo-benefício.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade