Free Flow começa a ser instalado neste sábado na Anchieta e Imigrantes
Novo sistema de pedágio eletrônico passa a valer em julho com cobrança por trecho percorrido
O sistema de pedágio nas rodovias Anchieta e Imigrantes, que ligam São Paulo ao litoral paulista, vai mudar de vez em 2026. A concessionária Ecovias começa neste sábado (7) a instalar o novo modelo de cobrança eletrônica sem cancelas, conhecido como Free Flow ou "pedágio sem parada".
A expectativa é de que, em julho, as cobranças já comecem a ser feitas de forma automática.
Dessa forma, em vez de pagar parando em cabines, os veículos são identificados por sensores e câmeras instalados nos chamados "pórticos" sobre a pista. O sistema lê a placa (ou a tag eletrônica) e cobra sem a necessidade de parar o carro.
Como será a instalação e o novo valor
O primeiro pórtico já começa a ser montado no km 33 da Via Anchieta, em direção ao litoral. O segundo será erguido no sentido contrário, com previsão de início da instalação até o final de fevereiro.
Hoje a tarifa única no sentido litoral é de R$ 38,70. A partir de julho, o mesmo valor será dividido em dois trechos: R$ 19,35 na ida e o mesmo montante na volta.
O Free Flow promete reduzir filas e dar mais fluidez, principalmente nos feriados e alta temporada. Sem cabines para frear os carros, a ideia é manter o fluxo mais constante.
E as praças de pedágio antigas?
Elas continuam, pelo menos por enquanto, para manter a Operação Comboio, que é usada em trechos de neblina intensa, quando os carros precisam seguir escoltados.