Lada lança SUV inédito feito com peças russas por causa de sanções
Azimut é primeiro Lada totalmente novo em 30 anos e precisou ser inteiramente desenvolvido dentro da Rússia
Em meio às sanções internacionais impostas à Rússia devido à guerra na Ucrânia, a Lada revelou oficialmente o Azimut, seu primeiro SUV totalmente inédito em quase três décadas. O novo modelo marca uma guinada importante na estratégia da montadora, que agora desenvolve produtos com recursos e tecnologias próprias após o rompimento com a Renault.
Fruto direto das restrições econômicas enfrentadas pelo país, o Azimut é apresentado como um SUV 100% russo, construído sobre a plataforma do sedã Vesta, atualizada pela própria Lada após três anos de desenvolvimento interno. A produção do Azimut está prevista para 2026, na fábrica da marca em Tolyatti.
Apesar das limitações enfrentadas pela indústria automotiva russa, o Azimut adota um design moderno e alinhado às tendências globais. A dianteira traz luzes diurnas de LED em formato de bumerangue que se integram aos faróis principais também em LED e à grade frontal. O para-choque robusto, com grandes entradas de ar, reforça o apelo visual esportivo e funcional do SUV.
Na traseira, o modelo segue a tendência atual com lanternas unidas por um filete iluminado e um aplique no para-choque que simula alumínio escovado, conferindo ao conjunto um aspecto mais robusto.
O interior surpreende pelo padrão de acabamento e equipamentos. Duas telas de 10? dividem o painel, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. A cabine ainda exibe um seletor giratório de modos de condução no console central e comandos de ar-condicionado herdados do Renault Duster, resquício da antiga ligação entre Lada e a montadora francesa.
Entre os destaques de série, estão câmera de ré, chave presencial e sistema de som com seis alto-falantes. Itens como carregamento por indução, teto panorâmico e ar-condicionado digital dual zone estarão disponíveis como opcionais.
Sem qualquer auxílio de eletrificação, o Azimut será oferecido com dois motores a combustão: um 1.6 aspirado de 120 cv e outro 1.8 com 132 cv. As transmissões disponíveis serão manual ou CVT, dependendo da versão.
Segundo a imprensa russa, o preço estimado do Azimut é equivalente a R$ 175 mil, o que o posiciona como um produto intermediário no mercado local.
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