0

Você sabe a origem das festas juninas? Descubra!

Vem descobrir a origem da festa junina, comemoração tão famosa entre os brasileiros

17 jun 2020
12h06
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
As festas juninas são importantes comemorações no calendário brasileiro - Crédito: Bricolage/Shutterstock
As festas juninas são importantes comemorações no calendário brasileiro - Crédito: Bricolage/Shutterstock
Foto: João Bidu

Estamos no mês de junho e, como é de costume, é neste mês em que celebramos anualmente nossos "arraiás"! Infelizmente, neste ano, as comemorações tiveram que ser canceladas, mas você ainda pode compreender a origem das festas juninas

Essa tradição vem das antigas festas que celebravam a chegada do solstício de verão no hemisfério norte; elas pediam fartura para as colheitas da época. Porém, ao serem "trazidas" para nossa cultura, as festas juninas sofreram algumas adaptações.

Por exemplo: elas passaram a ser dedicadas aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro - e os pedidos também se adequaram às novas necessidades a eles atribuídas. Não à toa, as festas juninas ficaram conhecidas também como "festa de São João".

Um símbolo que não pode faltar em uma festa junina é a fogueira que, para os católicos, representa um acordo realizado entre as primas Maria (mãe de Jesus) e Isabel.

Diz a história que, em uma visita que Santa Isabel fez a Maria, ela lhe contou que teria um filho, João Batista. Maria, Nossa Senhora, feliz com a novidade, disse a sua prima que gostaria de receber a notícia do nascimento da criança.

Então, Santa Isabel teve uma ideia para que ela pudesse ser avisada: prometeu acender uma fogueira bem grande e mandar colocar um mastro com uma boneca sobre ele.

E foi dessa maneira que surgiu a tradição das fogueiras nas festas juninas.

Outra coisa que não pode faltar nesta época são as famosas simpatias. Elas são feitas para todos os fins, mas as mais comuns são as dirigidas a Santo Antônio, o "santo casamenteiro". Apesar disso, São João e São Pedro também são bastante requisitados.

Então, que tal aproveitar este mês para fazer algumas simpatias para atrair: amor, sorte e prosperidade?

Vá agora mesmo na sua loja de aplicativos e baixe o app fortunica. Lá você encontrará sempre um consultor preparado para te dar a melhor orientação.

Texto: Cristty Saad - Terapeuta holística e oraculista

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade