Urano no signo de Gêmeos e os avisos do tarot com o arcano O Louco
O trânsito de Urano no signo de Gêmeos compartilha a mensagem da carta O Louco, do tarot. Entenda o trânsito e ganhe um conselho
Urano, na astrologia, é o planeta das rupturas, do imprevisível, das grandes viradas e símbolo da consciência libertária. Sua recente entrada no signo de Gêmeos, um trânsito que vai até novembro e retorna de forma definitiva em abril de 2026, inaugura um novo ciclo de sete anos que promete revolucionar a forma como pensamos, falamos, aprendemos e nos conectamos. Ao transitar por Gêmeos, signo regido por Mercúrio, seus efeitos se fazem sentir principalmente na comunicação, na linguagem, nas redes de conhecimento e nas tecnologias que moldam e influenciam nossa mente, costumes e cotidiano. Mas o que o tarot pode nos ensinar sobre essa mudança? Confira os ensinamentos do arcano O Louco, representação mais pura da energia de Urano no tarot.
Urano no signo de Gêmeos
Na astrologia, Urano é o planeta das rupturas, do imprevisível, do despertar e da inovação. Seu trânsito representa períodos de mudança radical, de quebras necessárias e de uma busca coletiva por liberdade e novas formas de pensar.
Quando atravessa o signo de Gêmeos, associado à comunicação, à curiosidade, ao conhecimento, e ao pensamento ágil essa energia favorece uma mente original, rápida e capaz de captar ideias fora do comum. Trata-se de um posicionamento astrológico extremamente fértil para soluções inovadoras, avanços tecnológicos, transformações na forma como nos relacionamos e usamos a informação.
No entanto, essa configuração também traz desafios, pois contribui para a instabilidade mental, dificuldade de manter o foco por longos períodos e uma tendência à dispersão. Além disso, também surge uma rebeldia intelectual, que nos leva a questionar, rejeitar ou até romper com saberes tradicionais em nome do novo, do alternativo e disruptivo. Como Urano permanece cerca de sete anos em cada signo, sua passagem pelo signo de Gêmeos anuncia um ciclo prolongado de mudanças significativas tanto a nível pessoal como social.
Nada é permanente, exceto a mudança
Urano no signo de Gêmeos inaugura um tempo em que a mudança não é apenas inevitável, mas sim se torna necessária para sairmos da situação onde nos encontramos teimosamente, vencendo nossos próprios padrões. Como diria Heráclito, "nada é permanente, exceto a mudança". E esse princípio ressoa profundamente com os movimentos de Urano, o planeta que rompe com o obsoleto e nos força a encarar o novo, mesmo quando ainda não estamos prontos.
Carl Gustav Jung, em seus estudos da psicologia analítica, compreendeu que o verdadeiro amadurecimento ou individuação só ocorre quando nos deparamos com os conteúdos inconscientes que ainda regem nossas atitudes e que nos distanciam de quem somos verdadeiramente. Para ele, o inconsciente busca sempre a totalidade do ser e a mudança é o instrumento por meio do qual esse processo se realiza.
Urano no signo de Gêmeos vem nos fazer olhar para onde estamos limitados, onde o pensamento se tornou prisão, em vez de ferramenta? Quais ideias e padrões rígidos precisam morrer para que uma nova consciência sobre a vida possa nascer através de nós?
O Louco arcano do tarot e a sua relação com Urano
A ilustração desse arcano varia de acordo com o deck de tarot. Geralmente ela retrata uma figura leve, despreocupada, às vezes com um pé suspenso à beira do abismo, carregando apenas uma pequena bagagem e acompanhado por um animal, símbolo dos instintos que o impulsionam e às vezes o protege. A energia desse arcano é um movimento sempre para frente. Além disso, ainda que não se tenha uma noção clara sobre todas as direções possíveis do que se pode seguir ou fazer, ele lembra que é preciso viver e confiar que o melhor caminho será apresentado.
A potência positiva desse arcano não é sobre viver uma vida simplista, indigna e imprudente a ponto de abdicar dos prazeres da vida por pura preguiça de se desafiar, ousar; mas sim sobre você aprender a aproveitar das coisas sem apego, e promover a mudança em sua vida, sem medo e dor, quando elas forem necessárias. É sobre aprender a fluir na vida, descobrindo a sua forma de se sentir feliz, a sua forma de viver, sem resistência diante das possibilidades e sem se limitar em caixinhas já existentes.
Urano no signo de Gêmeos: a inquietude
Urano no signo de Gêmeos e o Louco compartilham a inquietude, a irreverência e a recusa em se adaptar a normas rígidas. Ambos buscam experiências que desafiem a lógica linear e o senso comum. Onde Urano acelera as sinapses e rompe o véu do pensamento habitual, O arcano maior O Louco pula no vazio com confiança no próprio movimento. Ambos nos convidam a desapegar da segurança ilusória do conhecido para explorar territórios ainda não mapeados. Seja na mente, no mundo ou na própria identidade, descobrindo um pouco mais de nós mesmos.
Gostou deste artigo? Que durante esta breve passagem de Urano em Gêmeos, você possa acolher a mudança com curiosidade, questionar velhas certezas e dar os primeiros passos em direção a novas possibilidades, mesmo sem saber exatamente onde vai dar. Compartilhe este conteúdo com quem também está buscando libertação mental, expansão de consciência e caminhos de vida mais autênticos. Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!
Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.