Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temporada Sagitariana: um chamado para expandir com sentido e os alertas do tarot

A Temporada Sagitariana marca um convite para crescer com propósito, enquanto o tarot alerta sobre exageros e escolhas sem direção

21 nov 2025 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

A temporada sagitariana tem início neste final de semana, em 22/11, marcando uma virada perceptível no ciclo coletivo e individual. Após a intensidade emocional e a necessidade de revisão trazidas por Escorpião, agora o foco se desloca para direção, clareza e propósito. Essa movimentação é sustentada tanto pelo signo de Sagitário, quanto pelo arcano do Tarot, A Temperança, que juntos apontam para a importância de transformar o aprendizado anterior em escolhas práticas e bem direcionadas. Para o signo de Sagitário, a expansão acontece quando há coerência entre foco e trajetória. Por isso, a temporada sagitariana representa uma oportunidade concreta de alinhar metas com consistência pessoal e reduzir o desperdício de energia com objetivos desconectados da sua verdade.

Veja o que a tarot traz para o Sol em Sagitário
Veja o que a tarot traz para o Sol em Sagitário
Foto: Shutterstock / João Bidu

Nos próximos blocos, você vai entender como os trânsitos da temporada sagitariana e o arcano A Temperança podem servir como base de reflexão para decisões mais claras e estratégicas para uma vida mais consciente. Confira!

O arcano maior A Temperança, a representação do signo de Sagitário no tarot

Na tradição cabalística, fortemente integrada ao sistema simbólico do tarot, o arcano maior A Temperança está associado ao Caminho de Samekh, que conecta Yesod (fundamento, mundo dos sonhos e da memória) a Tiferet (centro da consciência, regido pela identidade e propósito). Esse é o trajeto em que o ego atravessa uma zona de instabilidade psíquica para alcançar um novo grau de alinhamento com o Self. Na linguagem da cabala hermética, trata-se do caminho do teste da fé, onde o impulso de controle precisa dar lugar à uma espécie de autoconfiança mais estruturada.

O caminho de Samekh representa um estágio no qual a nossa consciência precisa sustentar seus princípios, sem se apoiar em garantias externas. Esse processo exige reorganização interna, foco e clareza, aspectos centrais tanto no signo de Sagitário quanto na atuação prática deste arcano do tarot. 

Do ponto de vista da psicologia analítica, esse momento pode ser compreendido como uma etapa da individuação em que o nosso ego precisa consolidar sua relação com nossa totalidade psíquica. Após o enfrentamento com conteúdos inconscientes da temporada escorpiana, há uma necessidade de reintegração funcional. A temporada sagitariana representa o ponto em que o impulso de sentido precisa ser transformado em ação coordenada. Isso não significa agir por impulso, mas agir com consciência de direção.

O signo de Sagitário representa o impulso para avançar com clareza e constância, reduzindo a dispersão e organizando as intenções de longo prazo. No tarot, A Temperança revela esse mesmo processo, a integração prática de conteúdos já reconhecidos, agora traduzidos em decisões firmes. Na temporada sagitariana, o foco não está na expansão imediata, mas na definição do que sustenta o crescimento real e não mais aquilo que te distância dos seus verdadeiros objetivos e valores. 

Astrologia e a temporada sagitariana

A temporada sagitariana tem início sob a influência da Lua Nova em Escorpião, marcando uma transição entre o que foi revisado emocionalmente o que agora pode ser reorganizado. Esse ponto de partida prepara nosso intimo para o que será desenvolvido ao longo desse ciclo, indicando que a expansão proposta pelo signo de Sagitário deve acontecer com base em dados internos mais firmes.

Ao lado disso, Mercúrio ainda em movimento retrógrado também no signo de Escorpião, nos pede cautela nas conclusões imediatas. Ao mesmo tempo, Saturno retoma o movimento direto nos últimos graus do signo de Peixes, indicando que questões estruturais sobre espiritualidade, temas lúdicos como artes, cinema e ainda dinâmicas de assistencialismo, voltam a caminhar, ainda que lentamente.Na segunda semana da temporada sagitariana, Mercúrio sai da retrogradação.

Podemos sentir um baita alívio e ver nossas revisões mentais de maneira mais produtivas. Vênus ingressa no signo de Sagitário, modificando nossas relações com mais dinamismo, empolgação e menos tolerância para jogos emocionais e intensidade. Além disso, uma Lua Cheia no signo de Gêmeos marca essa segunda semana, revelando de forma mais clara o que está desalinhado entre pensamento e direção prática, mas principalmente trazendo os frutos do que foi semeado desde 27/05 (vale fazer aquela pesquisa em conversa importantes e consultar sua galeria de fotos).

Já a terceira semana da temporada sagitariana traz a volta de Mercúrio no signo de Sagitário e Netuno ao movimento direto no signo de Peixes. A comunicação torna-se mais objetiva, mas também mais suscetível a interpretações precipitadas, exigindo foco e uma postura de escuta ativa. Netuno direto, pronto para dar o seu adeus a peixes, possibilita a reorganização de temas relacionados à fé, propósito, intuição e artes, o que traz um pouco mais de inspiração para o período, mas atenção com o idealismo.

Na última semana da temporada sagitariana, Marte ingressa no signo de Capricórnio e teremos uma Lua Nova no signo de Sagitário. Nossa ação ganhará contornos mais objetivos e estratégicos, favorecendo a aplicação prática das ideias elaboradas. A Lua Nova finaliza o movimento iniciado em Escorpião com a consolidação de um novo propósito, mais alinhado com a realidade e com o que se compreende como prioridade.

Os arcanos do tarot e os aprendizados da Temporada Escorpiana.

A temporada sagitariana se encerra com uma dinâmica que nos pede muita clareza sobre os compromissos assumidos e uma maior atenção às bases que sustentam nossos projetos e relações. À medida que o ciclo avança, surge uma necessidade prática de reorganizar algumas tarefas, rever acordos e ajustar expectativas que não correspondem mais à realidade e nem aos nossos próprios objetivos. O período nos convida a uma análise direta sobre o que está sendo construído em conjunto, exigindo colaboração eficiente, comunicação transparente e metas compatíveis com a capacidade de entrega de todos os envolvidos.

A combinação entre direção e esforço compartilhado ganha destaque durante a temporada sagitariana, principalmente quando há dependência excessiva em relações de parceria ou acordos profissionais mal definidos. O excesso de responsabilidades mal distribuídas tende a gerar tensão, ansiedade e sobrecarga emocional. É nesse ponto que se torna necessário revisar os limites estabelecidos, tanto nas relações quanto nos projetos em andamento.

O signo de Sagitário, embora naturalmente voltado à expansão, exige estrutura para sustentar aquilo que se propõe a crescer.No campo mental, a temporada sagitariana também expõe preocupações relacionadas à estabilidade, à autonomia e à manutenção do que já foi conquistado. Segundo o tarot há uma tendência ao excesso de vigilância e à antecipação de cenários negativos, especialmente quando a base de apoio emocional e material ainda não está bem consolidada.

Essas preocupações não devem ser ignoradas, mas sim utilizadas como sinal de que há pontos que precisam de reforço ou revisão.Como aprendizado final, durante a temporada sagitariana o tarot orienta a tomar decisões com base no que é viável, e não apenas no que é desejado. Parcerias devem ser avaliadas pela reciprocidade, contratos precisam estar alinhados à realidade do momento e preocupações devem ser enfrentadas com estratégia, não com fuga ou excesso de controle. Que neste ciclo, cada um possa avançar com clareza, foco e responsabilidade. Que as escolhas reflitam o que é possível sustentar, e que a direção tomada esteja alinhada ao que realmente importa.

Gostou desse artigo? Envie para uma pessoa especial.

Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!

Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade