Semana Santa: Veja o que significa cada dia Santo

Entenda como funciona a semana santa e confira algumas orações

31 mar 2021
0comentários
Publicidade
Entenda como funciona a semana santa e confira algumas orações -
Entenda como funciona a semana santa e confira algumas orações -
Foto: Foto de Pixabay no Pexels. / João Bidu

A Semana Santa é um grande marco no ano católico para os fiéis. Na semana que antecede o domingo de Páscoa, os passos de Jesus são lembrados e homenageados por seus devotos, que refletem o sofrimento e a entrega de Cristo para salvar a humanidade. Em 2021, ela teve início no dia 28 de março e dura até o sábado anterior à Páscoa, dia 03 de abril. A seguir, confira o que representam os dias da Semana Santa.

Dia 1 - Domingo de Ramos

A data que dá início à Semana Santa é o dia em que, na história católica, Jesus chega a Jerusalém. Nesse dia, os fiéis levam ramos à igreja para receberem as bênçãos de Cristo.

Dia 2 - Segunda-feira Santa

O segundo dia é em memória à prisão de Jesus Cristo. Durante a Missa, é citado o Evangelho segundo João. Jesus já havia anunciado que sua hora já estava chegando. Mas, já que não devemos sair de casa, que tal relembrar a passagem em casa e ler o Salmo 26, que traz um canto de confiança?

Dia 3 - Terça-feira Santa

No dia em que são celebradas as Sete Dores de Nossa Senhora, o anúncio da morte de Jesus é relembrado pelos fiéis. O Salmo a ser lido é o 70, que mostra a grande confiança que um abandonado tem no Senhor. Você pode ler em casa, sozinho ou com a família!

Dia 4 - Quarta-feira Santa

Nesse dia, algumas igrejas celebram a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Também é a data em que é relembrado o Ofício das Trevas, quando o mundo já estava em trevas devido a aproximação da morte de Jesus. Nesse dia, o padre faz o "Sermão das Sete Palavras", que é uma reflexão sobre os pecados e a penitência. Como estamos de quarentena, você pode aproveitar o momento para fazer uma reflexão interior sobre os próprios pecados e o perdão a si mesmo.

Dia 5 - Quinta-feira Santa

Quinta-feira é o dia em que é celebrada a Instituição do Sacramento da Eucaristia, ou seja, os fiéis relembram o momento da última ceia de Jesus Cristo, destacando a bênção com os Santos Óleos e a cerimônia do Lava-pés. Neste dia, graças à quarentena, a cerimônia não acontecerá, mas você pode acompanhar algumas missas que serão transmitidas online!

Dia 6 - Sexta-feira Santa

A famosa sexta-feira Santa é o dia em que Jesus foi crucificado ao lado de dois ladrões no alto do Calvário. Às 3 horas da tarde, Cristo morre e tem seu corpo levado para sepultamento por José de Arimateia. Na data, os fiéis fazem penitências para celebrar o sacrifício de Jesus. Também é realizada a Via-Sacra em algumas cidades e bairros. A dica para guardar a data neste período de isolamento é ficar em casa com a família e escolher algum sacrifício por Jesus, como dispensar carne do cardápio, que é o hábito mais comum.

Dia 7 - Sábado de Aleluia

É quando se inicia a Vigília Pascal, que tem início no fim do dia e dura até a manhã do domingo de Páscoa. Durante o Sábado Santo, é feita uma meditação na Paixão e Morte de Jesus Cristo, esperando, com a oração e o jejum, a sua ressurreição. Todos os elementos da vigília remetem à Páscoa do Senhor e a sua passagem da morte para a vida. Geralmente é uma celebração que acontece no sábado à noite. Algumas pessoas, ainda, têm o costume de "malhar o judas" - algo que não é recomendado no momento, já que devemos ficar em casa!

Dia 8 - Domingo de Páscoa

É a data da ressurreição de Jesus Cristo, provando que a morte não é o fim e que Ele é o verdadeiro Filho de Deus. Esse é o dia Santo mais conhecido pela religião cristã. Após a crucificação, Cristo foi sepultado e seu corpo permaneceu no sepulcro até a ressurreição, que aconteceu no domingo de Páscoa.

Orações para a Semana Santa

Oração para início da Semana Santa

"Senhor, nessa semana que se inicia, a Semana Santa, em que celebramos sua morte e ressurreição, peço-te: converta meu coração. Abra meus olhos para perceber a grandeza de seu maravilhoso sacrifício por minha salvação, e do mundo inteiro. Leva-me para mais perto de ti e do grande mistério do seu amor. Que seu Santo Espírito inunde meu coração, com, ao menos uma parcela desse tão grande amor, que mudou a história da humanidade!"

Oração ao Jesus Crucificado

"Ó Jesus crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão. Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades. Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente vos pedimos… Ó Jesus crucificado, caminho, verdade e vida, prometemos ser fiéis ao vosso amor, seguir-vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo vosso precioso sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da ressurreição! Assim seja. Senhor, eu vos agradeço por terdes morrido na cruz pelos meus pecados! Meu Jesus, misericórdia! Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória."

João Bidu
Publicidade
Publicidade