3 eventos ao vivo

São Francisco de Assis: simpatias e oração aos animais

Confira as simpatias de São Francisco de Assis e a oração para os animais

5 out 2020
14h35
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Estátua de São Francisco de Assis -
Estátua de São Francisco de Assis -
Foto: Jdcovell/Pixabay / João Bidu

Protetor dos humildes e dos animais, Francesco Bernardone nasceu em 1186 em Assis, na Itália. Filho de uma família rica de comerciantes, teve, em sua juventude, uma vida cheia de luxo, gastando toda sua riqueza em prazeres mundanos. Entretanto, através de um sonho, São Francisco de Assis recebeu a palavra do Senhor. A partir daí, decidiu renunciar a tudo, pois acreditava que a pobreza era o caminho da salvação e da humildade.

Ao saber de sua decisão, seu pai, inconformado com a atitude do filho, o fez renunciar, diante do bispo da cidade, a todos os bens. Francisco não só atendeu o pedido, como também entregou as próprias vestes ao progenitor, dizendo: "Até hoje vos chamei de pai, mas de agora em diante meu único Pai é o Pai Nosso que está no céu". Foi então que São Francisco de Assis passou a promover viagens missionárias e se dedicou aos miseráveis e doentes.

A ordem dos Franciscanos

Após conquistar muitos adeptos às suas ideias, que também estavam dispostos a abrir mão de todo luxo e a seguir uma vida simples, Francisco decidiu fundar a Ordem dos Franciscanos, com o intuito de disseminar a humildade total e o amor à natureza. A Ordem foi aprovada pelo Papa Inocêncio III em 1210. Aos 44 anos, Francisco morre, em 4 de outubro de 1226, mesma data em que se comemora o dia do santo.

A devoção do Papa Francisco

Devido a sua grande devoção a São Francisco de Assis, o cardeal Jorge Mario Bergoglio adotou o nome do santo como Sumo Pontífice, tornando-se Papa Francisco. Segundo o papa, sua escolha se deve porque o modo como ele leva a vida se assemelha ao do santo: ambos prezam pela compaixão, solidariedade, humildade e simplicidade.

Amor aos animais

São Francisco valorizava a beleza da obra divina não só na figura do homem, mas também, na natureza como um todo. Ele sempre teve um grande amor pelos animais, tratando-os como se fossem seus irmãos. Todo esse carinho e respeito dado aos bichos deu ao santo a fama de protetor deles.

Oração para proteção aos animais

"Santo, santo, santo, que és Francisco, protetor dos animais. Por favor, proteja as pequenas criaturas que, neste fim de mundo, estão cada vez mais maltratadas. Não deixeis que os animais de estimação sejam tratados como rudes feras. Fazei com que os seres humanos sejam benignos e bondosos, como tu sempre fostes em vida. Fazei com que a prece, as palavras doces, os carinhos, os alimentos estejam presentes e, se possível, a liberdade. Que o homem não queira trazer as aves presas. Que os cães e gatos, que estiverem presos, não sejam tratados como animais selvagens. E que a paz reine entre eles. Que a vida seja celebrada entre o reino animal e humano todos os dias e, que não nos tornemos desumanos em nome dessas criaturas. E que eu, em todos os dias de minha vida, agradeça pelo teu exemplo e seja promotora da paz como assim o fostes. Amém."

Simpatias de São Francisco de Assis

Para proteger os animais

Afaste as energias negativas do seu pet amarrando uma fitinha vermelha no pescoço dele, com cuidado para não apertar. Reze um Salve-Rainha em intenção a São Francisco de Assis e acenda uma vela branca sobre um pires. Assim, o santo protegerá seu animal. Jogue os restos da vela e a fita no lixo e use o pires normalmente.

Simpatia para ter controle dos gastos

Se você ou alguém próximo é ambicioso demais e quer que isso acabe, peça a ajuda de São Francisco de Assis. Sempre que for comprar algo, faça uma oração pedindo ao Santo que lhe dê consciência de gastar com o que for realmente necessário. Guarde uma pequena quantia do troco que receber dessas compras em um lugar seguro. Quando tiver bastante, dê metade do que juntou a uma família carente.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade