PUBLICIDADE

Pretos-velhos: rezas e mandingas para afastar o mal

Feche o corpo e afaste o mau-olhado com a ajuda dessas entidades

16 dez 2021 09h27
| atualizado às 10h42
ver comentários
Publicidade
Aprenda alguns rituais para Pretos-velhos - Mauricioalvesfotos/Shutterstock
Aprenda alguns rituais para Pretos-velhos - Mauricioalvesfotos/Shutterstock
Foto: João Bidu

O Preto-Velho, uma das entidades mais importantes da Umbanda, tem seu dia comemorado na mesma data da abolição da escravatura, 13 de maio. Assim como os santos da igreja católica, as entidades de religiões africanas eram pessoas comuns antes de morrerem. Muito dos Pretos Velhos, por exemplo, eram escravos negros que se tornaram espíritos evoluídos. Ataulemnte, por meio de mandigas, rezas e rituais para Pretos-Velhos, eles ajudam todos àqueles precisam.

Nos terreiros, durante os rituais, os médiuns incorporam os Pretos-Velhos, que têm como principal lição de vida a humildade, simplicidade e generosidade. Na cultura africana, velho não significa necessariamente uma pessoa idosa, mas sim alguém muito sábio. Assim, os Pretos Velhos são espíritos de pessoas marcadas pelo sofrimento que tiveram em vida e aprenderam a suportar os obstáculos com fé e perseverança. Eles se manifestam para orientar seus protegidos com toda a sua sabedoria e experiência.

QUER SABER O QUE VAI ROLAR NO DIA? CONFIRA O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU! O ASTRÓLOGO REVELA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO.

Os termos "Velho, Vovô e Vovó" são usados para representá-los, pois mostram sua experiência e sabedoria. Eles trazem consigo uma palavra de fé e de consolo para ajudar quem precisa de um apoio espiritual. Esses espíritos de luz deixam uma importante lição de vida: as pessoas que só se preocupam com si próprias e querem resolver apenas problemas materiais, esquecendo-se de ajudar o próximo, são escravas do próprio egoísmo. Por isso, ao pedir as bênçãos deles você recebe, de coração aberto, seu dom de despertar a paz, tranquilidade, resignação, amor e caridade.

Como são sábios, fazem revelações sobre a vida e podem até mesmo curar e fazer milagres. São grandes especialistas em ervas medicinais, banhos e simpatias, e conhecem muito bem os amuletos e talismãs para fechar o corpo contra o mal e dão dicas tiro e queda para vencer qualquer tipo de "chabu". Descubra como fazer mandingas, rezas e rituais para pretos-velhos!

Confira algumas mandingas, rezas e rituais para pretos-velhos

Antes de fazer os rituais, lembre-se de ter fé, esse é o primeiro passo para conseguir seu objetivo. A Vó Cambinda mesma diz: "nós fazemos, ajudamos e orientamos, mas quem sanciona e decide se é de seu merecimento o que você pede, é Deus. Se o coração não estiver puro, nem adianta pedir. Se pede o bem, do fundo de seu coração, ele virá. O contrário, nem peça, pois fruta podre cai sozinha!"

Simpatias 

Simpatia para ter paz no lar: Em uma segunda-feira: você deverá ter em mãos uma estátua da Sagrada Família benzida por um padre. Em um momento em que se sentir em paz e descansa- do(a), prepare um banho de ervas de sua preferência e tome após seu banho habitual. Coloque a imagem, que pode ser pequena, em um pratinho branco nunca usado. Em volta da imagem coloque três colheres de arroz cru e peça para que nunca falte o trabalho e o alimento de cada dia. Depois, coloque em um vaso, três rosas brancas e peça para que em sua família o amor e a paz prevaleçam e, por fim, acenda uma vela branca e ofereça à Tia Maria Redonda, pedindo que todas as trevas, todo malefício, todo e qualquer mal de qualquer origem se afaste de sua casa em nome da sagrada família, por Jesus, Maria e José! Troque o arroz todo início de mês, numa segunda-feira, e repita o ritual.

Simpatia para saúde e cura: em uma quarta-feira, você deverá ter em mãos uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, o tamanho fica a seu critério, mas de preferência, peça que um padre ou um sacerdo- te de umbanda a benza para você. Depois disso, arranje em sua casa, um cantinho onde possa montar um pequeno altar para a Santa. Tenha em mão três rosas, uma amarela, uma vermelha e uma branca. Monte seu altar como seu coração e sua fé mandar, mas não pode ser nem em cozinha nem em banheiro. Então acenda uma vela para a preta velha Tia Luzia pedindo que ela interceda por você ou por quem estiver precisando de saúde ou cura com muita fé.

Depois disso, repita a frase que é atribuída a Nossa Senhora de Guadalupe quando Ela curou o tio do índio Juan Diego. "Escuta-Me e entende bem, meu caçula, nada deve te amedrontar ou te afligir. Não deixes teu coração perturbado. Não temas esta ou qualquer outra enfermidade, ou angústia. Eu não estou aqui? Quem é tua Mãe? Não estás debaixo de minha proteção? Eu não sou tua saúde? Não estás feliz com o meu abraço? O que mais podes querer? Não temas nem te perturbes com qualquer outra coisa. Não te aflijas por esta enfermidade de teu tio, por causa disso, ele não morrerá agora. Tem a certeza de que ele já está curado".

Simpatia para fechamento de corpo: em uma segunda-feira de lua nova, você deverá adquirir um escapulário de Nossa Senhora do Carmo e peça a um padre que o benza para você. Compre então três rosas vermelhas, três brancas e três amarelas e tire todas as pétalas colocando as em uma caixa, pode ser de sapato. Então coloque as mãos como se estivesse abençoando tudo e repita a seguinte oração:

"Em nome de Sant'Ana, Nossa Senhora do Carmo e da Preta Velha Vó Sabina, do Justo Juiz de Nazaré, Filho da Virgem Maria Jesus, Que em Belém foste nascido entre as idolatrias, Eu (nome todo) vos peço Senhor, pelo Vosso 6o dia e pelo amor de meu Padre Cícero, que meu corpo não seja preso, nem ferido, nem morto, nem nas mãos da justiça envolto. Cristo assim disse aos seus discípulos: se os meus inimigos vierem para me prender terão olhos não verão, terão ouvidos, mas não ouvirão, terão bocas não me falarão.

Com as armas de São Jorge serei armado, com a espada de Abraão serei coberto, com o leite da Virgem Maria serei borrifado, na Arca de Noé serei arrecadado, com as chaves de São Pedro serei fechado ao que não possam ver nem ferir nem matar nem sangue do meu corpo tirar. Também Vos peço Senhor por aqueles 3 Cálices Bentos, por aqueles 3 Padres revestidos, por aquelas 3 hóstias consagradas que consagraste ao terceiro dia desde as portas de Belém até Jerusalém e pelo meu Santo Juazeiro. Que com prazer e alegria eu seja também guardado de noite como de dia assim como andou Jesus no ventre de Virgem Maria. Deus adiante, paz na guia. Deus me dê a companhia que deu sempre a Virgem Maria desde a casa santa de Belém até Jerusalém. Deus é meu Pai, Deus é meu Pai, Nossa Senhora do Carmo é minha mãe, com as armas de São Jorge serei armado, com a Espada de São Tiago serei guardado para sempre e por Vó Sabina serei Guiado. Amém. Axé". 

Feito isso acenda uma vela branca - longe da caixa para evitar acidentes - e espere acabar. Assim que terminar você deverá fazer um banho com todas as pétalas de rosa 10 O Poder do Preto Velho apenas macerando-as na água. Após o banho higiênico, jogue esse banho na cabeça e corpo e use a partir desse dia o seu escapulário. De preferência não tire, se for preciso, tire e carregue em um lenço branco em sua bolsa ou bolso.

Simpatia para abrir os caminhos no trabalho: em uma quinta-feira você deverá ter em mão uma estátua do tamanho que lhe agradar de São José. De preferência antes peça que um padre a consagre para você. Então em uma noite de lua crescente você deverá preparar um modesto altar para esse santo e nesse altar colocar três pães frescos. Ao lado coloque três copos de água com uma colher pequena de arroz cru em cada um deles. Então, deverá oferecer esses pães e essas águas a Pai Jacó, acendendo uma vela branca e fazendo a seguinte reza:

"Ó meu querido santo trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio, das industrias, dos escritórios e casas para que eu possa conseguir um emprego. Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não. Que eu tenha a disposição de Pai Jacó, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo Antônio. Orienta os nossos gover- nantes para a distribuição dos bens do país. Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança a esse coração necessitado. Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família. Em nome de Jesus, Maria e José que assim seja. Axé e amém".

Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Quando a vela acabar, distribua os pães aos necessitados e os copos com água e arroz, jogue em seu portão um na esquerda, um a direita e um na rua. Caso more em aparta- mento e tenha dificuldades, junte as águas em um recipiente que caiba todo conteúdo, desça e jogue em frente ao prédio mesmo ou em uma praça.

Ritual 

Ritual para trazer paz: Pegue 1 vela palito branca, 1 galhinho de arruda, 1 galhinho de guiné, 1 galhinho de alecrim, 1 copo de água mineral, 1 xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Faça a oração abaixo.

"Amado(a) Preto(a) Velho(a), de joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que, através do meu lado sagrado, vós possais auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida. Peço ao senhor(a) que me equilibre energeticamente e acalme meu coração para que, equilibrado, eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas palavras através do meu eu interior. Os meus desejos e pensamentos já foram registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento. Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser auxiliada pelas hierarquias de luz a qual estou ligado. Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los. Ó, meu amado Preto(a) Velho(a), seja a guia que me conduzirá a senda evolutiva do Divino Criador nesta terra de meu Deus. Remova todos os buracos, pedras e obstáculos que tem me prejudicado. Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões certas e assim remover as situações que me 6 O Poder do Preto Velho perturbam. Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver dignamente nesta terra. Nunca deixe faltar o alimento de todo dia. Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos. Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus."

Orações 

Oração aos pretos velhos para momentos de desespero: "Bendito Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, louvado seja São Benedito, Louvado seja Santo Antônio de Categeró e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Bahia. Peço as Santas Almas, principalmente ao meu Preto Velho - dizer o nome que me conforte, que me dê o amparo de sua força, que me dê a força de sua paz, que me dê a paz de sua alegria espiritual, pois nesse momento, eu - dizer seu nome todo - preciso saber que estou cercada, amparada e protegida por vós, meu protetor(a) e que sua luz e seu amor me dão sustento e animo para seguir em frente apesar de todas as correntes contrárias que já, nesse momento são quebradas. Eu - nome todo - agora me abro e deixo que vossa luz e vossa presença inundem meu ser, minha alma, minha mente, minhas emoções e as acalme, alivie minha ansiedade e desespero.

Sei que vossas mãos poderosas Pai -(Vó, Vô, Mãe, Tia ou Tio - depende do preto velho chamado) com a força da Rainha das águas, Yemanjá, pega todos os meus pensamentos negativos, meus medos, minhas aflições, minhas angustias e as elimina nas águas do mar sagrado. Pego toda minha solidão, minhas confusões, minhas dores e receios e deposito nas mãos abençoadas de Oxalá e assim me sinto liberto de tudo que me cause frustração, desamparo, sofrimento ou dor. Abro minha alma e meu coração para receber nesse momento sua santa presença em minha vida e desde já  sinto todo alivio, toda paz, toda serenidade, toda confiança, toda força, toda alegria e assim vos oferto toda minha gratidão em forma de oração. Salve Deus, salve Jesus, salve Maria e José, salve São Benedito e Santo Antônio de Categeró, Salve o meu protetor(a) - nome do Preto Velho. Axé e amém. Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Salve Rainha".

Oração para libertar-se das culpas e dos erros: "Bendito Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, Farol das Santas Almas, nossos amados Preto Velhos, nesse momento venho vos pedir meu Pai que com o apoio de (dizer o nome do preto velho de devoção, auxilia-me a me libertar do cativeiro do passado que insiste em pesar em minha alma, em minha consciência e em meu coração. Venho pedir humildemente que todos aqueles que em algum momento eu feri ou magoei com gestos, atitudes ou palavras, possam em nome de Deus me perdoar. Que qualquer mal criado por mim, por minhas palavras ou por meus pensamentos em horas de raiva ou medo, ou angustia, desespero ou dor, sejam eliminados e apagados de meu coração e de minha mente.

Sei que o Amor de o Sagrado Coração de Jesus tudo perdoa, sei que as Mãos Dispendiosas da Virgem Maria a todos acolhe então rogo, por intermédio de meu querido(a) Preto velho (dizer o nome) eu seja liberto das amarras, dos cativeiros da culpa e do passado. Quebrem se todas as correntes que me ferem, que me doem, pois sei que Deus me ampara e compreende, que sabe de minhas limitações e de minhas dificuldades e justamente por isso me deu esse guia maravilhoso para guiar e iluminar minha vida. Sei que a partir desse momento, seu amor, sua paz, seu perdão inunda minha alma, minha mente e meu coração e assim também me perdoo, Abro meu coração e minha alma pra uma nova vida e já a sinto pulsar em mim, livre, liberta, leve! Que assim seja. Axé e amém".

João Bidu
Publicidade
Publicidade