PUBLICIDADE

Orações ao Divino Pai Eterno: resolva as causas impossíveis com fé

Peça pela intercessão do Divino Pai Eterno para resolver seus problemas

5 jul 2020 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários
Estátua do Divino Pai Eterno na Igreja Matriz, em Trindade, Goiás - Crédito: Marilze Venturelli Bernardes/Flickr
Estátua do Divino Pai Eterno na Igreja Matriz, em Trindade, Goiás - Crédito: Marilze Venturelli Bernardes/Flickr
Foto: João Bidu

O Divino Pai Eterno é uma representação dos ícones mais importantes do cristianismo. Ele é composto por Deus, o Pai de todos, que representa amor e bondade; seu Filho, Jesus Cristo, que veio ao mundo para livrar a humanidade dos pecados; o Espírito Santo, que propaga esse amor de Deus e Virgem Maria, exemplo de fé e devoção. 

Em muitas cidades do Brasil, a festa do Divino Pai Eterno é uma grande tradição.

Anualmente, na cidade de Trindade, em Goiás, entre a última sexta-feira de junho e o primeiro domingo de julho, aproximadamente 3 milhões de fiéis peregrinam até o local durante o período de 10 dias.

Contudo, neste ano, o evento tradicional de Trindade completa 180 anos e é a primeira vez que está sendo transmitido apenas virtualmente, para evitar possíveis novas contaminações com o novo coronavírus e, assim, assegurar a saúde dos fiéis e dos moradores da cidade.

Para aproveitar o momento de fé, mesmo não podendo visitar a Igreja Matriz de Trindade, confie no poder das orações ao Divino Pai Eterno mesmo em casa e transforme sua vida por meio da devoção.

Tradição do Divino Pai Eterno

Tudo começou com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles se mudaram para uma casa próxima ao Córrego Barro Preto. Um dia, quando estavam trabalhando na terra, Constantino encontrou enterrada uma medalha com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

Maravilhados com o objetivo, o casal passou a chamar a família para rezar o terço junto ao medalhão. Então, milagres começaram a acontecer com eles e esses ocorridos chegaram aos ouvidos de muitas pessoas.

Em pouco tempo, a casa dos agricultores ficou pequena para receber todas as pessoas que buscavam pelo poder divino associada à imagem do medalhão.

Em 1843, uma capela foi construída para receber os fiéis. Porém, ela também ficou pequena, já que a quantidade de devotos aumentava cada vez mais. 

O casal doou um terreno para uma nova capela próxima às margens do córrego e, como demonstração de devoção, pediram a criação de uma escultura de madeira com a imagem do Pai Eterno, igual a do medalhão. A escultura, atualmente, fica na Igreja Matriz de Trindade, em Goiás.

Já no ano de 1876, uma terceira capela foi construída para os fiéis e, em 1912, foi inaugurado o primeiro santuário, conhecido como Igreja Matriz de Trindade.

A construção do novo santuário teve início em 1943 e foi finalizada em 1994. Por causa da devoção dos fiéis e de toda a tradição criada acerca do Divino Pai Eterno, o local ganhou o título de Basílica Menor, em 2006, pelo Papa Bento XVI. Por isso, o Santuário do Divino Pai Eterno é a única Basílica no mundo dedicada a essa devoção.

Orações ao Divino Pai Eterno

Prece ao Divino Pai Eterno

"Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, a vós eu louvo, bendigo e proclamo a todas as pessoas de boa vontade, que vós fostes misericordioso e poderoso. Como Pai sabemos de vosso poder e majestade, por isso a vós recorremos neste momento de aflição em que não possuímos mais força para batalhar naquilo que precisamos. Instituímo-vos nosso advogado para que defendas todas os nossos pedidos e nos concedas a vitória. Ordenai aos arcanjos, principados e potestades para que também venham interceder a meu favor e que vão abrindo os caminhos para que o milagre de Deus possa agir. Dai-nos paciência e entusiasmo para enfrentar a batalha e, que saibamos sempre ter nosso Pai Eterno como defensor nas horas de angústia e sofrimento. De posse da vitória, vos louvaremos na terra e nos céus, por toda a eternidade. Amém."

Agradecimento à Santíssima Trindade

"Obrigada, Senhor, Deus santo e fonte de toda santidade. Nós te louvamos, trindade santa, Pai, Filho e Espírito, pois nos ofereces a possibilidade de participar de tua vida. Nós te agradecemos, pois nos colocas tantos santos vivos, ao nosso lado. Homens e mulheres de carne e osso, limitados como nós, mas cheios da tua graça, como esponjas encharcadas de água. Obrigada pelos santos que já estão na tua glória, gozando da tua presença e intercedendo por nós. E especialmente, nós te agradecemos por Maria, que está tão perto de ti e tão perto da gente. Por sua bondade, seu carinho de mãe, seu poder, que vem somente de ti. Com Maria, nós dizemos: 'O senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome' (Lucas 1: 49)."

Oração da manhã

"Santíssima e augustíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, creio que estais aqui presente. Eu vos adoro com os sentimentos da mais profunda humildade e vos rendo de todo o meu coração as homenagens que são devidas à vossa soberana majestade. Meu Deus e Senhor, humildemente vos agradeço todos os benefícios que até aqui me tendes feito, reconhecendo que por particular graça me fizestes chegar a este dia, o qual quero empregar em vosso santo serviço. Para este fim, vos ofereço desde já todos os meus pensamentos, palavras e ações, todos os meus trabalhos e moléstias, como também proponho fugir do pecado. Concedei-me, Senhor, vos suplico, vossa graça, para que guarde esta resolução e não pratique ação alguma que não seja animada de vosso amor e que não vá dirigida à vossa maior glória. Amém."

Caminho iluminado

"Louvor a ti, Senhor poderoso, espírito consolador, generoso dispensador de todos os bens, igual ao Pai e ao Filho, a ti a glória e a soberania. És a luz e o portador da luz. És bondade e fonte de toda bondade. És o espírito que forma profetas e suscita apóstolos. Dás a vitória aos mártires e poder aos confessores. Tornas inteligentes os que te procuram, orientas os que estão sem destino, consolas os tristes e fortaleces os fracos, cuidas dos feridos, ergues os que caíram, dás coragem aos que têm medo, acalmas os violentos, abranda os corações endurecidos, confirmas os fiéis e resguardas os que creem. Eu te suplico, espírito consolador, desce ao templo de meu coração, como desceste à sala do cenáculo, testemunha da santa ceia. Vivifica-me com teus dons benfazejos, abrasa-me o coração com o fogo do teu amor, concede-me tua sabedoria eterna e que tua luz resplandecente me purifique o coração. Que eu te conheça com verdadeiro discernimento, tu que reinas com o Pai e o Filho. Guia-me para que te glorifique e te adore com toda a pureza, amor e obediência, com o pai de quem procedes e com o filho de quem recebes, agora e sempre. Espírito Santo, vem rezar em mim."

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade