PUBLICIDADE

O poder do perdão no amor: mude a sua mente e seja mais feliz

Aprenda mantra que ajuda a resolver relações conflituosas

30 abr 2024 - 11h03
(atualizado em 5/5/2024 às 06h06)
Compartilhar
Exibir comentários
poder do perdão
poder do perdão
Foto: Pexels / Personare

Você já notou que alguns conflitos costumam se repetir em suas relações? Isso acontece porque as referências criadas no passado são as únicas que temos para conceituar algo em nossa história. Com isso, reproduzimos as mesmas situações sempre. Por isso, você precisa conhecer o poder do perdão.

A única forma de mudar isso é criando espaço para novas informações entrarem no campo da consciência.

Por essa razão, é importante que você aceite de forma mais flexível as novas informações, para que sua mente crie novas possibilidades de vida.

A mente transforma, reorganiza moléculas e partículas, comandando tudo. Por isso, é de suma importância termos autoridade sobre ela. Poder escolher fazer diferente.

O poder do perdão em 4 frases

Existe uma proposta muito simples de resolução de conflitos em relacionamentos, chamada Ho'oponopono.

Nesse sentido, a ideia é que basicamente você entoe ou mentalize as frases:

"Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado".

Faça isso todas as vezes que alguma coisa lhe incomodar, irritar, trazer culpa ou qualquer desconforto emocional em sua relação com o outro.

Este método é eficiente, pois nos ajuda a reconhecer cada vez mais rapidamente o que está acontecendo em nós que gerou o desconforto e qual é nossa responsabilidade na situação que originou o conflito.

Neste mergulho profundo de autorresponsabilidade, você acaba perdoando o outro e se sentindo em paz.

Afinal, o sentimento — mesmo que seja por alguém — é produzido e está dentro de você. O outro é apenas um instrumento para mostrar como as crenças passadas estão sendo reproduzidas por você.

Esse exercício costuma resultar em mais tranquilidade para lidar com o momento. Com isso, o dia a dia fica mais leve e bem-resolvido dentro de nós — o que é primordial para nos ajudar a resolver o assunto com a outra pessoa.

Problemas de relacionamento são gerados por conflitos que carrega dentro de si

Pense nas suas experiências e perceba que muitas vezes a pessoa pede desculpas, mas você não a perdoa de verdade. Isso porque temos o hábito de acusar o outro e à falta de autorresponsabilidade.

Sei que é duro aceitar este conceito, mas acredite, é o único que pode nos trazer paz permanente.

O conflito do lado de fora sempre é gerado pelo seu conflito interno, independente do quanto o outro pode estar sendo ignorante contigo neste momento.

Ao recuperar sua paz interior, você poderá entender a situação irracional de discórdia e transformá-la. Assim, a partir da compreensão desta responsabilidade, você tem toda condição de perdoar o outro sem esforço, amar e ser grato ao que ele lhe mostrou.

Devemos julgar cada vez menos, pois só temos condições de ver a nós mesmos. Tudo que se estabelece depois desta paz interna conquistada é puro reflexo de sua condição amorosa restabelecida. E, acreditem, milagres acontecem.

Tenho uma cliente que conseguiu com uma única repetição do mantra resolver um problema importantíssimo de relacionamento no trabalho. Essa conquista modificou sua vida completamente.

Hoje ela já entendeu que todas as situações de sua vida servem como um espelho. Sempre depende de como suas crenças estão atuando através de seu inconsciente. A partir disso, deve olhar e aceitar. Só assim a paz, o perdão e o amor podem se revelar.

Espero sinceramente que você faça esse pequeno esforço de se autorresponsabilizar pelas coisas que estão incomodando em seu relacionamento, pois só assim abrirá uma nova porta de infinitas possibilidades em direção à alegria.

Leia também:

Dúvidas sobre como praticar Ho'oponopono e o perdão

Justamente por ser um método muito simples, o Ho'oponopono gera muitas dúvidas e até algumas informações equivocadas a seu respeito.

Basta fazer uma busca rápida na internet e você encontrará muitos conteúdos que falam de rituais ou obrigações para colocar em prática esta técnica.

Existe ordem certa nas frases?

Muita gente costuma ter dúvida sobre como as frases "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado" devem ser recitadas. Há quem acredite que elas precisam ser entoadas como uma oração, com a pessoa segurando um terço ou um japamala (entenda o que é aqui).

Mas, na realidade, isso não faz diferença. Não existe uma forma mais ou menos eficiente de praticar a técnica.

Eu, particularmente, prefiro praticar o Ho'oponopono de Identidade Própria, pois é mais prático e muito confortável. Neste método, a ideia é apenas repetir livremente as frases "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado" a todo instante que necessito e na ordem que sentir vontade no momento.

Basta pensar que cada pessoa é única e tem uma maneira diferente de ver e sentir as coisas, portanto, o principal objetivo que deve ter em mente na hora de praticar o Ho'oponopono é encontrar a forma mais confortável de colocar esta técnica em prática.

Com o tempo, saberá como lidar com suas crenças e a forma mais fácil de desativá-las. Pratique o método sempre que sentir necessidade.

É preciso meditar ao praticar Ho'oponopono?

Meditação é toda ação (ou não ação) em que colocamos foco, presença absoluta no momento atual. Então, se na atividade que está realizando sua mente está no agora e completamente desvinculada do passado, você está meditando. O mesmo vale para o Ho'oponopono.

Se você está efetivamente no exercício de entoar ou mentalizar as frases, reconhecendo a sua responsabilidade, pedindo perdão ao outro, amando esta possibilidade e sendo grato pela oportunidade de estar se conhecendo melhor e se aceitar, você está meditando.

Desapegar dos conceitos passados sobre um relacionamento conturbado leva você ao silêncio, o que consequentemente significa que está meditando dentro do Ho'oponopono.

Mas, veja bem, isso é um movimento natural. Você não precisa se esforçar para meditar nesta ferramenta para a paz interior. Ao exercitar a técnica com verdade, a pessoa já é levada à paz interna e ao silêncio.

O post O poder do perdão no amor: mude a sua mente e seja mais feliz apareceu primeiro em Personare.

Regina Restelli (sanatkumara.tera@gmail.com)

- Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade