PUBLICIDADE

Santos juninos: conheça a história e orações de São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio

Comemore as festividades religiosas com muita fé, alegria e amor para compartilhar com o próximo

8 jun 2020 - 10h08
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Montagem feita com a ilustração de quatros santos: São Pedro, Santo Antônio, São João Batista e São Paulo
Montagem feita com a ilustração de quatros santos: São Pedro, Santo Antônio, São João Batista e São Paulo
Foto: Alto Astral

O mês de junho é bastante conhecido pelas suas celebrações religiosas. Além de Santo Antônio, o casamenteiro, comemora-se também o dia de outros divinos bastante populares entre os fiéis: São João, São Pedro e São Paulo. Junto de Antônio, os três formam o grupo de santos juninos mais festejados pelo Brasil.

Por meio de suas histórias de fé e milagres, é possível seguir um caminho de paz, abençoado pela proteção que os consagrados trazem com seus ensinamentos e vivências mundanas. Reze e confie nas graças que eles podem oferecer para você agora e sempre.

Confie no poder dos santos juninos para atender seus pedidos

História de São João Batista

Filho de Izabel e Zacarias, que rezavam há anos para ter um herdeiro, São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e teve seu nome revelado por um anjo. O santo, que levava uma vida monástica, foi preso e decapitado por enfrentar o rei Herodes em seu tempo. É considerado por muitos, padroeiro dos hoteleiros, hóspedes e prisioneiros. Sua data litúrgica é o dia 24, festejada no Brasil com muita música e comidas típicas.

Oração a São João Batista

"Ó glorioso São João Batista, profeta e precursor do altíssimo, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santa mãe, grande diante do Senhor pelos dons de que fostes enriquecido desde o seio materno e pela felicidade no cumprimento da missão recebida de Deus, ajudai-nos a acolher a boa-nova que anunciastes. Quero fazer de minha existência uma realização da justiça, do amor, da penitência e da pureza que proclamastes. Alcançai-me a graça de pertencer inteiramente ao reino por vós prenunciado e que está presente entre nós, desde o nascimento de Jesus. Alcançai-me, também, meu santo protetor, singular devoção à Virgem Maria que, levada pela caridade e pelo desejo de ajudar, foi com pressa à casa de vossa mãe, Santa Isabel, para serdes abençoado com os dons do Espírito Santo. Estou certo de que, com estas graças, e amando até à morte a Jesus e a Maria, salvar-me-ei e, no céu, convosco e com todos os anjos e santos, amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre delícias e gozos eternos. Amém."

História de São Pedro

Pedro foi o primeiro Papa e príncipe dos apóstolos. Mesmo sendo testemunha de importantes fatos da vida de Jesus, o santo negou Cristo três vezes na hora da Paixão. Quando Jesus ressuscitou, Pedro confirmou sua fé e se tornou um pregador do Evangelho. Após ser aprisionado por duas vezes, foi crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, pois não julgava-se digno de ser morto como Jesus. São Pedro é o guardião das chaves do céu e é considerado o padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros. Sua celebração acontece no dia 29, sendo um dos santos juninos mais queridos.

Oração a São Pedro

"Apóstolo Pedro, de personalidade forte, impulsiva, totalmente fiel aos seus preceitos religiosos, bondoso e arraigado às palavras de Cristo, clamo a vós, já que estou numa fase difícil de minha vida e, creio que podes me orientar nesta cura divina (faça o pedido). Assim como tens a chave do céu, abra a minha alma para aceitar os vossos pensamentos maravilhosos. Se for atendido em meu pedido, darei glória incessantemente e prometo divulgar os seus milagres a todos os seres que necessitarem. São Pedro, rogai por nós! Amém." (Reze um Pai-Nosso e um Credo)

História de São Paulo

Também celebrado no dia 29, data de seu martírio, Paulo, que antes tinha o nome Saulo, cresceu e viveu nas tradições judaicas. Por sua fé, passou a combater os cristãos e persegui-los. Um dia, quando estava a caminho de Damasco, Paulo foi cercado por uma luz que o derrubou no chão e ouviu a voz de Jesus lhe falar.

Ele percebeu, então, que havia vivenciado um encontro com Cristo, se converteu e passou de perseguidor para um seguidor fervoroso de Jesus, espalhando a palavra da sua nova crença com determinação e coragem. A conversão de São Paulo é celebrada no dia 25 de janeiro e é vista por muitos como um dos atos mais importantes da religião cristã, demonstrando o poder de Jesus em perdoar, aceitar e abraçar um dos seus maiores perseguidores, confiando a ele a palavra da evangelização.

Oração de São Paulo

"Ó grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos: 'Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim'. Iluminai a todos os povos com a luz do evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabelecer no mundo o reino de justiça e de amor do vosso mestre. Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levam Cristo a todos os povos. São Paulo apóstolo, rogai por nós. Amém."

História de Santo Antônio

Quando tinha 15 anos, ainda conhecido como Fernando, entrou como noviço no convento de São Vicente de Fora, em Lisboa. Foi nessa época em que o santo começou sua carreira religiosa e sua jornada para mais perto do Senhor. Após ingressar na Ordem dos Franciscanos, Santo Antônio encontrou a salvação para seu coração atormentado pelas disputas internas da Igreja. Para mostrar seu desejo de mudança, o santo abandonou seu nome de origem e mudou para Antônio.

Santo Antônio ficou conhecido como alguém que dava tudo de si para ajudar os pobres e necessitados e, naquela época, o dote era muito importante para que uma mulher pudesse se casar. Sabe-se que, mais de uma vez, ele reuniu moedas para que diversas mulheres pudessem obter o sagrado sacramento do matrimônio, assim surgiu sua fama que é conhecida até hoje, tornando-se um dos santos juninos mais recorridos.

Oração de Santo Antônio

"Oh! Santo Santo António, lírio dentre os santos, vosso amor a Deus e caridade por vossos irmãos, fez-vos digno, quando na terra, de possuir poderes milagrosos. Incentivado por este pensamento, eu te imploro que obtenhas para mim (faça o pedido). Oh! Gentil e amoroso Santo António, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, faça meu pedido aos ouvidos do doce Menino Jesus, a quem carregastes com amor em vossos braços, e a gratidão meu coração entrego ao Menino Jesus, pelos benefícios que vos concedeu, oh! Querido Santo Antônio. Amém."

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade