3 eventos ao vivo

Saiba a diferença entre Iemanjá e Nossa Sra dos Navegantes

No dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes. Mas as duas protetoras são a mesma? Isso ocorreu por causa do sincretismo ocorrido no século XVIII, ou seja, nada mais do que o resultado de um conflito, imposto por um choque entre as diferentes religiões dos negros trazidos da África com o catolicismo no Brasil. Dessa forma, os negros incorporaram a nova religião onde os orixás foram associados aos santos católicos.

Nossa Senhora das Candeias e Iemanjá representam a mesma divindade
Nossa Senhora das Candeias e Iemanjá representam a mesma divindade
Foto: Divulgação

» Veja as fotos
» É dia de Iemanjá: conheça sua história e leia curiosidades sobre a rainha do mar
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias

O sincretismo afrocristão foi uma maneira de cultuar seus orixás invocando os santos dos senhores de engenho para driblar a vigilância religiosa. Assim, os adeptos ao culto aos orixás se mostravam convertidos, mas apenas aparentemente. Por isso, até hoje, encontra-se nos terreiros, imagens de santos católicos, especialmente na umbanda.

Na opinião de muitos dirigentes de culto, especialmente na Bahia, o sincretismo deveria ser banido em todos os terreiros para reforçar a ideia de que o candomblé não é folclore, mas religião. Para eles, usar imagens de santos católicos nos terreiros faz parte de uma vida religiosa submissa da época dos senhores de escravos.

Sincretismos:
- Exu: diabo cristão (São Pedro na cidade de Porto alegre - RS)
- Ogum: São Jorge
-Oxossi: São Jorge (Santo Antônio). Em Pernambuco é Arcanjo Miguel.
- Xangô: São Jerônimo (São João)
- Iansã: Santa Bárbara
- Oxum: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores
- Obá: Joana D'arc (Santa Catarina)
- Logum: anjo Gabriel
- Nanã: Santa Ana
- Ibeji: São Cosme e São Damião (São Crispim e São Cipriano)
- Obaluaê: São Lázaro
- Ossaim: São Francisco de Assis
- Oxumaré: São Bartolomeu
- Ewá: Santa Marta (Santa Ágata)
- Iemanjá: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias
- Oxalá: Nosso Senhor do Bonfim, Espírito Santo, Jesus Cristo

Quantas Nossas Senhoras existem?
Um fato que se faz necessário esclarecer, é que não existem várias Nossas Senhoras. A única é Maria, mãe de Jesus Cristo. Essa variação de nomes ocorreu em função do desejo em homenageá-la.

No Brasil, estima-se a existência de trezentas denominações para Nossa Senhora, cada qual associada ao lugar onde ela foi vista ou às circunstâncias em que se deram suas mensagens.

Existem centenas de títulos que aparecem por diferentes motivos. No mundo, calculam-se aproximadamente dois mil títulos atribuídos a Nossa Senhora. É importante frisar que Nossa Senhora dos Navegantes, por exemplo, é a mesma Nossa Senhora Aparecida.

Outro fato extremamente difícil é determinar qual dentre as imagens cultuadas representaria de fato a feição da Virgem Maria. Não existem descrições nos evangelhos, uma vez que no início do cristianismo era vetada a adoração as imagens dos santos. Os primeiros afrescos só apareceram no século II, e suas diferentes imagens são, na verdade, fontes de criatividade de seus devotos.

Quem é Nossa Senhora dos Navegantes (Candeias*)
Comemoração: 2 de fevereiro

A designação Nossa Senhora dos Navegantes, originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses. Aqueles que viajavam, pediam proteção a Nossa Senhora, para retornarem salvos à pátria.O simbolismo da mulher corajosa e orientadora dos viajantes, fez com que Maria fosse vista como uma eterna vencedora dos inimigos das tempestades. Costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado com uma grande procissão fluvial no Brasil.

A festa de Nossa Senhora das Candeias é comemorada desde o século IV, substituindo os ritos pré-cristãos da fertilidade.

Fonte: Orixás - um estudo sobre os deuses do candomblé e Virgem Maria, a Rainha dos Anjos, de Monica Buonfiglio

Quer saber mais sobre o trabalho de Monica Buonfiglio, ou entrar em contato com ela, clique aqui.


Fonte: Monica Buonfiglio Monica Buonfiglio

compartilhe

publicidade
publicidade