PUBLICIDADE

Qual sua forma de expressão no mundo: yin ou yang?

Toda energia que existe no Universo é polarizada entre masculino e feminino, que são forças complementares, uma não existe sem a outra

9 mar 2021 10h00
ver comentários
Publicidade

Vivemos em um Universo de polaridades: yin e yang. Todos os acontecimentos, nos vários planos de vida, têm esses dois gêneros contidos: yin ou feminino e yang ou masculino e isso não tem nada a ver com sexo. Gênero vem do latim gerar, procriar, produzir. É importante não confundir as energias masculinas e femininas com o sexo masculino e feminino, porque as duas energias sempre estão contidas no mesmo sexo; todos nós trazemos essas duas forças de vida.

A energia yang tem a ver com a fatia ocidental do planeta e a yin, com a  oriental
A energia yang tem a ver com a fatia ocidental do planeta e a yin, com a oriental
Foto: Youra Pechkin / iStock

A energia yang tem a ver com a fatia ocidental do planeta e a yin, com a  oriental. A grande tarefa dessas duas energias é a criação, pois é necessário o encontro dessas duas energias para a geração da vida. Toda energia que existe no Universo é polarizada entre masculino e feminino, que são forças complementares, uma não existe sem a outra. 

O modo yang 

A energia yang ou masculina, é essencialmente objetiva, extrovertida, forte, direta, assertiva e agressiva. É uma energia que usa a força para controlar, às vezes subjugar e dominar, especialmente quando se sente ameaçado. É uma energia que usa a mente para planejar e a vontade para realizar. Normalmente reagem de maneira mental, sem “emocionalismos” ou dramas. 

Podemos chamar de yang ou força masculina o Sol, o quente, o macho, o ativo, a Luz, o duro, o pesado, o seco, o denso, o clima tropical.

Os signos de fogo, Áries, Leão e Sagitário, assim como os de ar, Gêmeos, Libra e Aquário são signos yang, ou seja, que usam a força masculina para expressar-se no mundo.

A energia yin ou feminina, é essencialmente subjetiva, receptiva e adaptativa. O tipo de personalidade yin é holístico, aceita a vida como ela é, sem imposições, sem luta, simplesmente adapta-se às situações. É uma personalidade que não briga para impor sua vontade, pois possui uma noção muito clara do todo e das várias partes que compõem esse todo. Normalmente reagem de modo instintivo, emocionalmente, muitas vezes com violência e ira.

Podemos chamar de yin ou força feminina a Lua, o frio, a fêmea, o passivo, o mole, a escuridão, o leve, o úmido.

Os signos de terra Touro, Virgem e Capricórnio, assim como os de água, Câncer, Escorpião e Peixes usam a força yin para expressar-se no mundo. 

Não necessariamente uma pessoa que possui o signo solar em Áries, por exemplo, se expressa através da energia yang, do fogo. A não ser que ela possua mais pontos nesse elemento ou no elemento ar. Se ela tem ascendente em água ou terra e mais pontos (planetas, ascendente e Lua) nesses dois elementos, essa pessoa pode ter o Sol em Áries, mas sua expressão é feminina ou yin. Portanto, apenas o signo solar não determina se uma pessoa possui com mais força a energia yin ou yang como expressão. 

Por isso é importante entender que, cada planeta, Sol, Lua ou ascendente, deve ser considerado quando queremos entender a maneira que uma pessoa se coloca e se expressa no mundo. 

Cada ponto possui uma contagem específica:

Sol, Lua, Meio do céu e ascendente: são 3 pontos

Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter: são 2 pontos

Saturno, Urano, Netuno e Plutão, conta-se apenas 1 ponto

Conhecendo o valor de cada ponto de seu mapa, você vai poder conhecer seu modo de expressão no mundo, se yin ou yang.

Vá lá em seu mapa e faça a contagem. Além de ser divertido, você terá um elemento importante no caminho do autoconhecimento.

Fonte: Eunice Ferrari
Publicidade
Publicidade