PUBLICIDADE

Metade do ano: oportunidade valiosa para balanço espiritual

30 jun 2016 - 18h34
Compartilhar
Exibir comentários

De repente, rápido, sem darmos muita conta, cruzamos do mês de junho para julho e mudamos de semestre. Trata-se do meio do caminho do ano, data recheada de importantes sentidos esotéricos. Os antigos romanos chamavam essa virada de “Idos”, a metade do ano.

Para eles, essa passagem era revestida de um forte conteúdo simbólico e carga emocional comemorada festivamente como um dos mais importantes feriados: momento de avaliar as coisas, pensar no que se viveu e nos desdobramentos futuros, estabelecer objetivos para os dias vindouros, planos de futuro.

Foto: bernie_moto / iStock

Estavam certos. O momento, propício, separa como um bisturi afiado a soma dos dias, chama nossa atenção para o escorrer – lento, dissimulado, quase imperceptível, mas inexorável – da areia pela ampulheta, o deslizar dos ponteiros do relógio. Dobramos o cabo, 2016 já ruma para seu término, já nos afastamos um bocado do último réveillon, exatamente o que falta percorrer até o próximo.

É ocasião para ser aproveitada. Oportunidade para um balanço geral. Momento de avaliar criticamente o que passou e amadurecer ponderando as lições de vida. O objetivo é abrir o melhor horizonte possível para as coisas que, desse marco em diante (com louvável esforço de entendimento), virão.

Deixo então a dica para esses dias com sabor de mudança: encarar tudo privilegiadamente: oportunidade que temos quando a roda-gigante está no mais alto. Aproveite os “Idos” para olhar rumo a duas direções opostas e, a seguir, refletindo, buscar uma síntese.

O primeiro olhar deve enfileirar conquistas do primeiro semestre do ano. Coisas boas, com gostinho de sucesso. Na sequência, segunda etapa, inverta o olhar cento e oitenta graus: liste erros e deslizes, equívocos e falhas. Liste as coisas negativas, aquelas que azedaram a vida.

Assim se está pronto para a terceira e última atividade: amadurecimento espiritual apoiado em reflexão que utilize as duas listas anteriores. Avalie, assim, o semestre que passou, pensando em vitórias e derrotas, sem esquecer jamais da necessidade de alguma aceitação, encarando sempre o destino com paciência e tranquilidade.

Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade