Do alfabeto espiritual: N de Nutrição
Avançam as letras, avançam minhas propostas Práticas Espirituais Edificantes. Chego agora na letra N, N de Nutrir.
Uma jornada espiritual pode ser, geralmente, considerada um movimento em direção ao Espírito, mas um ciclo essencial dessa rota deve passar pelo Reino do Eu – ou seja, Nutrir o Eu. Precisamos descobrir quem somos antes de nos comprometermos com os outros. Precisamos cuidar de nossa própria alma para ter energia e força para atender a família, os amigos, os vizinhos, a comunidade, a Terra.
Existem muitas maneiras de praticar a Nutrição, e cada um encontrará a melhor e mais adequada maneira para si, a forma correta e alimentar-se. As tradições espirituais enfatizam dois caminhos em particular. O primeiro é o estudo. Seja um aprendiz ao longo da vida; leia e contemple textos sagrados e outras fontes de inspiração que o levam mais fundo em você mesmo e no mundo mais amplo. Em segundo lugar,
encontre um tempo livre (“Guarde o Sábado!” – ou qualquer outro dia da semana conforme suas condições cotidianas). Dedique parte do seu tempo ao lazer e ao cultivo de si.
Um regime regular de Nutrição ajuda a alcançar um equilíbrio na vida entre a exploração interna e o envolvimento externo, tempo sozinho e com outras pessoas, trabalho e lazer. Sentir-se desequilibrado – de que as coisas estão fora de controle – é um sinal claro de que você precisa dar um passo para trás e cuidar de si mesmo para recuperar a harmonia.
Na verdade, geralmente reconhecemos nossa necessidade de Nutrição por meio de seus contrastes – sentir-nos privados, ignorados e negligenciados. Se você está faminto por atenção, provavelmente também não terá sustento espiritual em outras áreas de sua vida.
Existem também, é bom observar (inclusive como chamamento de atenção) elementos de sombra associados à Nutrição. Podemos estar tão envolvidos em nos alimentarmos que nos tornamos totalmente egoístas, absorvidos por nós mesmos. Também, em contraste, podemos ir tão longe no pretexto de nutrir os outros, de modo que nosso cuidado se torne uma forma de controlá-los, aprisiona-los.
Fecho, como de costume, com dicas, lembretes. Um banho quente e revigorante é preciosa maneira de se Nutrir, boa forma de superar a exaustão, reservando um tempo para cultivo de si mesmo. Uma conversa com amigo, pessoa querida, é possibilidade de encarar o dever de cuidar dos outros.
Lembre-se, então: pata crescer Espiritualmente, não deixe de respeitar a necessidade de cuidar de si mesmo para que se possa cuidar dos outros.
Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.