0

Conheça os benefícios da avenca para a saúde física e espiritual

A planta avenca é fácil de cuidar e perfeita para ter em casa

22 jun 2020
15h32
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
A folhagem da avenca é cheia e muito delicada - Crédito: JoaoBOliver/Pixabay
A folhagem da avenca é cheia e muito delicada - Crédito: JoaoBOliver/Pixabay
Foto: João Bidu

Se você procura por um item decorativo que combina com qualquer lugar, traz mais vida ao ambiente, purifica o ar e ainda garante mais charme e delicadeza, não há dúvidas que você irá amar a avenca!

Sua folhagem densa, composta por pequenas folhas arredondadas, é apropriada para cômodos claros, mas sem exposição direta ao sol. E é por isso que a avenca é uma ótima opção para ter dentro de casa - mas os motivos não acabam aqui!

Além do ambiente, sua saúde física e espiritual também pode ser favorecida com a planta. Então, conheça os benefícios da avenca e tenha essa planta na sua casa!

Tipos de avenca

Existem diversos tipos de avenca, mas todas contêm uma característica única: elas não suportam excesso de água. Por isso, para criá-las em casa é importante ter atenção com a quantidade de rega.

As variações de avenca mais difundidas são a Adiantum capillusveneris, conhecida por cabelo-de-vênus; a Adiantum microphyla popularmente chamada de cabelo-de-anjo; o avencão que é a Adiantum macrophylla e, por fim, a Adiantum radianum que leva o nome de avenca suíça.

Em geral, as avencas são utilizadas no interior e exterior da casa como item de decoração. Como são pequenas, chegando de 30 a 40 cm de altura, suas folhagens, de aspecto irregular, são perfeitas para trazer aquele charme e até mais leveza aos cômodos. 

A aparência da avenca lembra um pouco as samambaias, não é? Acredite, isso não é à toa - a samambaia é uma parente próxima da avenca. Ambas têm uma singular caractéristica em comum: não têm flores ou frutos; a sua reprodução ocorre por meio dos esporos. Quando os esporos ficam maduros, se soltam das folhagens e são levados pelo vento, até cair ou serem levados por pássaros, por exemplo, a um local propício para seu desenvolvimento.

Benefícios da avenca

No campo espiritual, a avenca é famosa por mandar embora o mau-olhado. Acredita-se que ela tem a capacidade de absorver energias negativas do ambiente. Porém, ao fazer isso, as folhas podem murchar e a planta, morrer. Por isso, é importante cuidar bem dela e do local para que ela não se sobrecarregue.

Para o corpo físico, a planta pode ser ingerida como chá para promover os efeitos anti-inflamatório, diurético, antioxidante, tônico, expectorante e laxante. Na medicina popular, a avenca é utilizada também na desintoxicação de alcoólatras e para ajudar nos tratamentos de tosses prolongadas.

Para preparar o chá de avenca é necessário ferver um litro de água e colocar duas colheres (de sopa) da planta na água. Em seguida, desligue o fogo, abafe o líquido e espere 10 minutos. 

A quantidade por dia de chá de avenca são três pequenas xícaras. Porém, o consumo deve ser orientado por um médico ou fitoterapeuta, porque a dose errada dessa planta pode gerar diversos problemas de saúde. Pessoas que tem a glicemia alterada e gestantes, por exemplo, não podem consumir a avenca!

Além disso, outro cuidado necessário é com a avenca de floriculturas, pois elas podem contêm grandes doses de agrotóxicos. Prefira comprar as folhas já secas em casas de produtos naturais ou cultive sua própria avenca em casa, de maneira orgânica.

Outra forma mais segura de usar avenca é nos cabelos - a planta é ideal para os tratamentos de caspa e queda excessiva dos fios.

Como cuidar da avenca

Se você quer plantar avenca, a melhor época é na primavera. A planta é delicada e não suporta baixas temperaturas, portanto, ela terá dificuldade em se desenvolver em climas frios. Contudo, o clima do Brasil é apropriado para ela.

O clima ideal é quente e úmido, entre 13 a 30ºC, em ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta ao Sol. Também é preciso abrigá-la do vento, para impedir a quebra de seus galhos. 

Quanto mais fértil e úmido for o solo, melhor será para o crescimento da planta. Não jogue água nas folhas da avenca; em vez disso, utilize um borrifador para deixar o ambiente mais fresquinho e perfeito para a planta. 

Existem duas maneiras de ter uma muda de avenca: por meio dos esporos ou pelas touceiras.

Os esporos, como já foi mencionado, são as sementes da planta. Para iniciar o plantio, você precisará raspá-las da avenca com um objeto, como uma faca, com cuidado para não machucar a planta. Deixe um papel branco embaixo para pegar todas as sementes, pois elas são bem pequenas! Depois, espalhe-as em um substrato dentro de uma sementeira, cubra com plástico e aí é só esperar a germinação. 

Aos poucos, os esporos crescerão no solo. No começo eles têm um aspecto de musgo, mas com o tempo as folhas aparecem. Quando as mudas tiverem até dois centímetros de altura, troque de vaso para o local definitivo onde ficarão.

Já o cultivo por meio das touceiras precisa ser feito com ainda mais cuidado para não afetar as raízes. Evite ao máximo trocar várias vezes a planta de vaso, porque ela não se acostuma facilmente em qualquer novo ambiente.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade