Combinação do tarot promete te ajudar a romper com padrões limitantes
Essa poderosa combinação do tarot envolvendo o arcano A Morte rompe padrões mentais limitantes e hábitos mecânicos
Você já se pegou vivendo uma fase em que nada parece mudar? Nada grandioso acontece, mas mesmo assim, lá dentro, algo te diz que você poderia estar indo além? Que existe um impulso de movimento, mas ele esbarra numa muralha invisível feita de velhos padrões mentais limitantes e hábitos mecânicos? Se essa sensação faz sentido pra você, saiba que o tarot explica e revela como você pode atravessar esse ciclo. A combinação do arcano maior a Morte e o Cavaleiro de Paus, não apenas anunciam um fim. De modo geral, ela aponta a saída ativa e necessária do labirinto mental que te prende.
O arcano maior a Morte e a profunda ligação com a personalidade
Nos ensinos esotéricos e cabalísticos sobre o desenvolvimento do ser humano o arcano maior A Morte, está atrelado a um importante caminho que une a personalidade (ego) ao Self (Eu Superior). Carl Jung define a personalidade como o conjunto total de qualidades psíquicas de um indivíduo. Esse conjunto engloba o ego (consciência), o inconsciente pessoal (complexos, memórias reprimidas) e o inconsciente coletivo (arquétipos, padrões universais).
Jung defende que a personalidade é vista como algo em constante desenvolvimento. Desse modo, ela se forma por meio da integração entre os opostos presentes em nós (consciente/inconsciente, anima/animus, sombra/persona) rumo a um centro mais autêntico, o Self, que representa a própria unidade psíquica do ser humano.
Dessa pequena explicação podemos perceber que a mudança é um fator primordial. Ou seja, o fato de a personalidade estar em constante desenvolvimento, devolve para nós a responsabilidade de promover tal ação. E é no arcano maior A Morte que somos forçados a fazer tal movimento se quisermos ver a mudança em nossas vidas.
Visto como o caminho da inteligência imaginativa, o arcano maior A Morte nos ensina a importância do abandono da velha personalidade (ego) para que assim a natureza de nossa essência (self) permaneça viva. É no caminho desse arcano que todos somos chamados por conta própria para realizar alterações necessárias na dinâmica da vida, seja íntima, rompendo com os padrões mentais limitantes ou externa. Assim, rompendo com hábitos mecânicos para dar espaço a uma nova história, mesmo que seja um momento em que ainda não se sabe o que vem em seguida.
O arcano maior A Morte nos induz a soltar o controle, tal é sua referência numerológica e ressonante com arcano maior O Imperador, o próprio símbolo do Ego que tem o controle, domínio e poder sobre o conhecido.
Tarot: Cavaleiro de paus, o impulso da mudança sempre presente
No tarot, o naipe de Paus representa o elemento fogo, símbolo da energia vital, ação e entusiasmo. E quando falamos do Cavaleiro de Paus, falamos da personificação do impulso que queima dentro de nós pedindo movimento, ousadia e libertação.Em combinação do arcano maior A Morte e o Cavaleiro de Paus não está apenas correndo, ele está saindo de um incêndio interno que já consumiu o que era velho. Incêndio esse, que deu sinais no arcano antecessor O Pendurado, trazendo a necessidade de fazermos uma renúncia.
Essa combinação nos indica que há um novo desejo, mas só conseguimos avançar quando aceitamos deixar o que não serve para trás. O Cavaleiro de Paus representa aquela força interna que não aceita mais ficar parada, que já compreendeu que permanecer com os mesmos padrões mentais limitantes e hábitos mecânicos é mais doloroso do que arriscar algo novo.
Por isso, a mensagem principal dessa combinação do tarot é que nesse processo comecemos pela própria personalidade, mergulhando profundamente tal como o próprio arquétipo astrológico de Escorpião que nunca mais poderá ser o mesmo e precisará enfrentar o medo da transformação. Afinal, quanto mais se resiste a isso, mais se distancia da percepção fluida da dimensão simbólica que é a vida.
Compartilhe esse artigo com pessoas queridas que podem se beneficiar desta informação. Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!
Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.