5 eventos ao vivo

Benefícios do manjericão para o corpo físico e espiritual

Aprenda a melhor forma de utilizar a erva

26 jun 2020
16h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Tenha mais saúde com ajuda do manjericão - Crédito: Amada44/Wikimedia Commons
Tenha mais saúde com ajuda do manjericão - Crédito: Amada44/Wikimedia Commons
Foto: João Bidu

Decerto o manjericão é aquele ingrediente que não falta na sua cozinha, não é? E se você ainda não o conhece o sabor dessa erva, saiba que está perdendo um dos temperos mais famosos e saborosos da culinária!

Porém, essa planta, que tem uma intensa coloração verde, vai muito além do sabor - o manjericão é rico em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, sabe qual outra área também é beneficiada por essa planta? Nada mais nada menos que o campo espiritual! E os poderes místicos podem ser usufruídos por qualquer pessoa, portanto, conheça os benefícios do manjericão para o corpo físico e espiritual.

Benefícios do manjericão para o corpo físico

Fácil de ser encontrado em feiras e casas de produtos naturais, o manjericão é uma das plantas aromáticas que se diferenciam pelo sabor. Há diferentes tipos de manjericão: o de folhas pequenas, o de folha crespa, o de folhagem roxa e o conhecido alfavacão.

Com a chegada das baixas temperaturas, os benefícios do manjericão podem ser aproveitados em sopas, molhos e chás, uma vez que a planta é rica em Vitamina C e A, ferro, anti-oxidantes e tem ação anti-inflamatória, tornando-a eficaz para o combate de resfriados e gripes.

A memória também é beneficiada pelos nutrientes da planta, pois ela contém corticosterona, que ajuda na circulação cerebral, na melhora do sistema nervoso e na redução dos sintomas de estresse. 

Outra parte do corpo que aproveita todas as qualidades do manjericão é a pele. Para deixá-la mais renovada e evitar o envelhecimento precoce, a planta pode auxiliar tratamentos estéticos graças às suas substâncias anti-microbianas. Picadas de insetos, feridas e até mesmo cortes são visualmente melhorados e cuidados com as propriedades medicinais da erva.

Bom, já deu para perceber que são vários os benefícios do manjericão, não é? Mas, também não podemos deixar de falar de seu aroma. Se quiser eliminar cheiros desagradáveis da boca, por exemplo, é só mastigar algumas folhas! É possível, ainda, cuidar também da gengiva e reduzir dores de dente com ele.

Benefícios do manjericão para o corpo espiritual

Se o seu desejo é chamar prosperidade, experimente cultivar um vasinho de manjericão em casa ou no trabalho e, sempre que possível, carregue consigo uma folha da planta. Em estabelecimentos, a erva realiza grandes feitos, já que consegue atrair mais clientes e multiplica as vendas!

Quando colocado em um ambiente da casa, o manjericão tem a propriedade de acalmar e ajudar na paz de espírito de todas as pessoas que a habitam. Entre os benefícios do manjericão para as pessoas do lar está a diminuição dos pensamentos negativos, já que as tensões acumuladas são atenuadas.

Na Índia, ele é considerado uma planta sagrada, capaz de harmonizar o lar, os seus moradores e favorecer a felicidade doméstica.

Casos de insônia também podem ser tratados com a planta; para isso, deixe algumas folhas dentro do travesseiro para sentir o aroma refrescante quando for deitar.

Outros fatores como raiva, agressividade, problemas de saúde, dores de garganta e excesso de timidez são aliviados com o consumo do chá de manjericão.

E para impedir que a raiva tome conta da sua vida e/ou para abrir espaço para a entrada de mais amor e bem-estar, experimente consumir a erva também em banhos e escalda-pés.

Como plantar manjericão

A planta gosta muito do Sol e pode ser cultivada em vasos ou jardins, porém, ambientes muito quentes ou extremamente frios não são do seu agrado.

O manjericão prefere ser regado com regularidade; ele gosta de solo fértil, mas sem acúmulo de água. O ideal é sempre replantar a erva, pois ela não aguenta muitas colheitas. 

Para plantar na sua casa, você deve cortar as pontas do manjericão e plantá-las no lugar que desejar com terra ou areia fofa e úmida. Outra maneira é usando a técnica da estufa, assim, você pode cobri-la com um plástico e deixar em um local fresco e iluminado. Não há necessidade sequer de regá-la, porque a umidade que circula na planta vai fazê-la florescer.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade