PUBLICIDADE

A Era de Aquário e a Futurologia

Saiba mais sobre a Era de Aquário e como ela está relacionada com a futurologia.

16 set 2020 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários
Descubra a conexão entre a Era de Aquário e a futurologia -
Descubra a conexão entre a Era de Aquário e a futurologia -
Foto: Designecologist/Pexels / João Bidu

A Era de Aquário é marcada pela busca pela liberdade, a rápida comunicação e a busca pelo futuro. Apesar de haverem divergências na opinião de especialistas, muitos acreditam que estamos vivendo-a desde 2001. Em contraposição, alguns acreditam que só chegaremos nessa nova era daqui alguns séculos. 

Contudo, quando consideramos os avanços que ocorreram nos últimos anos nos âmbitos de comunicação e tecnologia, é fácil acreditar que essa Era é agora. Principalmente quando consideramos que o mundo, as pessoas, suas instituições e empresas estão mudando rapidamente para se adequar as demandas que são cada vez maiores. 

Uma ilustração de como essa Era pode estar se reverberando no mundo pode ser analisado quando percebemos os novos trabalhos que andam sendo criados tanto pelo micro como pelo macro. Um exemplo latente é a criação de profissionais de futurologia, conhecidos como futurólogos, que se baseiam em pesquisa qualitativa e quantitativa para arquitetar o futuro de empresas.

Mas o que é futurologia?

O nome instantaneamente remete a bola de cristal, ou cenários de ficção científica. Mas na verdade, se trata de uma ciência que utiliza pesquisas comportamentais para antecipar possíveis cenários do futuro. Sendo amplamente adotada por empresas para criar campanhas publicitárias e estratégias de venda.

Muito utilizado por empresas renomadas em todo mundo que pretendem se manter atuais, como importante ferramenta de diligência enquanto buscam evoluir junto com o mercado, estando assim melhor preparada para lidar com eventuais diversidades.

O trabalho de um futurólogo no dia a dia consiste em realizar pesquisas de consumo e fornecer análise de tendência. Mas, também é comum que façam consultoria para empresas e trabalhem no desenvolvimento de produtos, predominantemente na área de tecnologia.

Sem faculdades especializadas no ensino de futurologia no mundo, é de se esperar que boa parte da população não conheça essa profissão. Contudo, muitas marcas, como Nike, Spotify, Google, e iFood, contratam esses profissionais para realizar pesquisas qualitativas que são usadas na criação de campanhas de marketing e estratégias de venda.

Resumindo, esse trabalho vem moldar e reestruturar as empresas e produtos visando a projeção de um futuro positivo evitando que as mesmas se tornem antiquadas e tornando-as líderes do futuro hoje.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade