Relação entre Brasil e Rússia é estratégica, afirma Alckmin
Vice-presidente encabeçou reunião de comissão de alto nível
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a relação entre o Brasil e a Rússia é "estratégica", ao encabeçar nesta quinta-feira (5) a oitava reunião de uma comissão de alto nível entre os dois países, em Brasília, com a presença do primeiro-ministro Mikhail Mishustin.
Segundo Alckmin, a iniciativa "reflete a densidade e a estabilidade da relação estratégica entre o Brasil e a Rússia".
"Parcerias sólidas não dependem das conjunturas, mas de interesses estruturais bem compreendidos", afirmou o vice-presidente no Itamaraty.
Alckmin ainda destacou que ambos os países são economias de grande escala, com "recursos naturais estratégicos" e grandes mercados internos, fatores que criam condições para "ampliar e diversificar nossa cooperação econômica e comercial".
"O comércio bilateral alcançou cerca de US$ 11 bilhões em 2025, número expressivo, mas modesto diante das capacidades produtivas, tecnológicas e logísticas do Brasil e da Rússia. O desafio que se impõe é claro: crescer mais", declarou.
A reunião presencial da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia (CAN) foi acordada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin em conversa telefônica no mês passado. .