Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meloni recebe presidente eleito do Chile para reforçar diálogo com América Latina

Encontro entre os líderes ocorreu no Palácio Chigi, em Roma

5 fev 2026 - 14h03
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu nesta quinta-feira (5), em Roma, o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, com o objetivo comum de ampliar a cooperação bilateral e intensificar o diálogo com a América Latina.

Segundo comunicado do Palácio Chigi, Meloni aproveitou o momento para renovar as felicitações a Kast "pelo resultado das recentes eleições, em vista de sua próxima posse".

Durante o encontro, o presidente eleito apresentou "as prioridades do programa do futuro governo chileno", com destaque para medidas de estímulo ao "crescimento econômico, atração de investimentos, fortalecimento do combate ao crime e políticas de apoio à taxa de natalidade".

Os dois líderes ainda compartilharam a intenção de expandir a cooperação entre Itália e Chile nessas áreas e ressaltaram a importância de intensificar simultaneamente o diálogo e a colaboração com parceiros latino-americanos em setores estratégicos".

O objetivo, segundo a nota, é aumentar a resiliência das cadeias de suprimento de energia e de matérias-primas críticas.

Eleito em dezembro do ano passado, após derrotar por ampla margem a candidata de esquerda Jeannette Jara ? ex-ministra do Trabalho do atual presidente Gabriel Boric ?, Kast assumirá o poder no Chile em 11 de março, data de sua cerimônia de posse.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade