Homem morre e mulher está desaparecida após tempestade Leonardo atingir Espanha e Portugal
Um idoso morreu nas enchentes em Portugal e uma mulher foi levada pela correnteza de um rio transbordado na Espanha após tentar resgatar seu cão, enquanto a tempestade Leonardo assolava a Península Ibérica com chuvas fortes e ventos intensos na quinta-feira.
Leonardo é a mais recente de uma série de meia dúzia de tempestades de inverno que atingiram Portugal e Espanha desde o início de 2026, matando várias pessoas, arrancando telhados de casas e inundando cidades.
Um homem de cerca de 70 anos morreu na quarta-feira na região sul de Alentejo, em Portugal, depois que seu carro foi arrastado por uma estrada inundada perto de uma barragem, informaram as autoridades portuguesas.
Na província de Málaga, no sul da Espanha, uma mulher desapareceu depois de ser arrastada pela forte correnteza do rio Turvilla enquanto tentava resgatar seu cachorro.
"Passamos toda a tarde e noite de ontem procurando no rio, desde o local onde a mulher caiu até o final do rio. Encontramos o cachorro, mas não ela", disse o chefe dos bombeiros de Málaga, Manuel Marmolejo, na televisão espanhola.
Uma equipe de busca com mais de 30 pessoas usando helicópteros e drones ainda estava procurando por ela, informou a polícia.
A vice-primeira-ministra da Espanha, María Jesús Montero, disse que 148 estradas foram afetadas pelo fechamento de pistas, especialmente na província de Cádiz, e 3.500 policiais foram mobilizados para ajudar nas retiradas de pessoas.
A tempestade Marta, a próxima frente climática da chamada "onda de tempestades", deve atingir a região no fim de semana, de acordo com a agência meteorológica estatal Aemet.