Menino que comoveu Itália ao andar 6 km na neve é convidado para Olimpíadas
Já o motorista que tirou garoto de ônibus pediu desculpas a ele
O menino que comoveu a Itália ao ter caminhado seis quilômetros na neve por não ter dinheiro para o ônibus foi convidado para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo, em 6 de fevereiro.
O garoto de 11 anos foi expulso de um ônibus de uma empresa de transporte terceirizada na província de Belluno, no Vêneto, por não conseguir arcar com o dinheiro da passagem, que aumentou recentemente de 2,5 para 10 euros (de R$ 15,6 para R$ 62,4) em função dos Jogos Olímpicos.
Segundo informações obtidas pela ANSA, a Fundação Milano Cortina 2026, organizadora das Olimpíadas, sugeriu a participação do menino na festa de abertura, e a família aceitou o convite "com entusiasmo".
O caso ocorreu na última terça-feira (27), quando o menino voltava da escola e precisava pegar o ônibus entre San Vito di Cadore e Vodo di Cadore, vilarejos separados por seis quilômetros em um vale nas Dolomitas, cordilheira onde fica Cortina d'Ampezzo. Ele chegou em casa com sinais de hipotermia.
Após a comoção gerada na Itália, a província de Belluno restabeleceu o valor anterior do bilhete, e a empresa responsável pela linha, a Dolomiti Bus, suspendeu o motorista Salvatore Russotto, que pediu desculpas pelo episódio.
"Meu coração está machucado. Pensando com a cabeça fria, percebo que errei. Peço desculpas ao menino e à sua família", declarou o funcionário em entrevista ao jornal Il Gazzettino.
O motorista contou que o garoto subira no ônibus com o bilhete de 2,5 euros. "Eu respondi que não era válido e que ele teria de pagar em dinheiro ou ter um passe, e ele desceu. Foi questão de um minuto", relatou Russotto.
Segundo ele, a própria empresa orientou os motoristas a agir dessa forma com quem não tivesse bilhetes válidos. "Eles não nos disseram nada sobre menores de idade, mas estou mortificado, cometi um erro grave. Com a cabeça fria, eu mesmo teria pagado o bilhete em vez de saber que ele estava andando por aí na neve", disse.