PUBLICIDADE

Vídeo não mostra cântico de louvor a Lúcifer durante cerimônia no Vaticano

6 nov 2023 - 17h10
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que um vídeo mostra religiosos em cerimônia no Vaticano louvando Lúcifer e afirmando que Jesus Cristo é filho do diabo, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação distorcem o sentido de um cântico em latim: a palavra lúcifer, na realidade, significa "estrela da manhã" , e não é uma referência à entidade demoníaca. Além disso, o religioso afirma na cerimônia que Jesus Cristo é filho de Deus, e não do diabo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,3 milhão de visualizações no TikTok e 18 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (6).

Selo falso

Louvor a Lúcifer filmado no Vaticano

Posts difundem vídeo de cerimônia no Vaticano para alegar que religiosos entoam cântico em louvor a Lúcifer, o que é falso; canção não cita entidades demoníacas
Posts difundem vídeo de cerimônia no Vaticano para alegar que religiosos entoam cântico em louvor a Lúcifer, o que é falso; canção não cita entidades demoníacas
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes enganam ao alegar que um vídeo gravado no Vaticano mostra religiosos homenageando Lúcifer com um cântico que afirma que o diabo é pai de Jesus Cristo e jamais será derrotado. Embora Aos Fatos não tenha encontrado a gravação original, o trecho compartilhado nas redes é um registro da proclamação de Páscoa "Exultet, Praeconium Paschale", que não faz qualquer referência à entidade demoníaca.

Escrita com letra minúscula, a palavra "lúcifer" que aparece na letra da canção significa "aquele que traz a luz" ou "estrela da manhã".

Contatado por Aos Fatos, o professor do Departamento de Língua e Literaturas Latinas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Luiz Henrique Queriquelli afirmou que o contexto do cântico não é de apologia ao diabo. "Faz sentido que remeta à estrela da manhã, principalmente porque diz 'lucifer matutinus'", afirmou.

No outro trecho da canção traduzido de forma equivocada pelas peças de desinformação, o religioso entoa versos que afirmam que Jesus é filho de Deus, e não de Lúcifer. Veja abaixo a tradução correta:

Nós vos pedimos, Senhor

Que este círio, consagrado ao vosso nome

Para dissipar as trevas da noite

Arda incessantemente

E, subindo para vós como suave perfume

Junte a sua claridade à das estrelas do céu

Que ele brilhe ainda quando se levantar o astro da manhã

Aquele astro que não tem ocaso

Jesus Cristo, vosso Filho

Que, ressuscitando de entre os mortos, iluminou o gênero humano com a sua luz e a sua paz

E vive glorioso pelos séculos dos séculos

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. Letras.mus.br

2. Logos Apologética

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade