É falsa imagem que mostra Trump no casamento de Paulo Figueiredo
MONTAGEM FOI PUBLICADA PELO BLOGUEIRO BOLSONARISTA COMO PIADA, MAS PASSOU A SER COMPARTILHADA POR OUTROS USUÁRIOS COMO SE FOSSE VERDADEIRA
O que estão compartilhando: foto que mostraria o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no casamento do comentarista Paulo Figueiredo Filho. Uma legenda sobre a imagem afirma que Trump teria feito um discurso na cerimônia.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Trata-se de uma montagem, que foi publicada inicialmente como brincadeira no Instagram do noivo. Na foto verdadeira, quem aparece no lugar de Trump é o pastor Pedro Corrá, que celebrou a cerimônia. Não há registro de que Trump tenha ido ao casamento. Na mesma data, o presidente jogou golfe em West Palm Beach, distante 115 quilômetros de Miami, onde ocorreu a celebração.
Saiba mais: A montagem foi publicada por Figueiredo nos stories do Instagram, que ficam disponíveis por 24 horas após a postagem. O comentarista inseriu sobre a imagem uma legenda, em letras pequenas, que diz "haters invejosos dirão que é montagem".
O Verifica procurou Figueiredo, mas não teve resposta. Para o site Aos Fatos, o comentarista confirmou que a montagem foi uma brincadeira e que isso foi indicado na publicação.
A imagem verdadeira mostra o pastor Pedro Corrá no lugar de Trump. A foto foi localizada por usuários do X para rebater postagens que usaram a imagem manipulada sem informar que se tratava de uma piada.
O pastor publicou no Instagram uma foto da cerimônia. Ele confirmou na legenda ter ministrado a celebração.
Postagem usa fotos falsas de Trump com Epstein e meninas; imagens foram forjadas com IA e montagem
Trump exibiu foto de Putin durante entrevista coletiva, e não de Lula; vídeo foi tirado de contexto
Na data do casamento, Trump divulgou foto e vídeo jogando golfe. A CNN Brasil divulgou que o presidente americano não teve agenda pública naquele dia e que, segundo repórteres que o acompanham, ele praticou o esporte em West Palm Beach.
O casamento do blogueiro bolsonarista ocorreu sem a presença do pai dele. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino negou pedido de emissão de passaporte para Paulo Renato de Oliveira Figueiredo, que pretendia viajar aos Estados Unidos para a cerimônia.
Boatos sobre a presença de Trump no casamento foram desmentidos por Aos Fatos e Boatos.Org.