Carros chineses mais vendidos: Tiggo 7 lidera e Jaecoo 7 entra no top 10
SUV da Caoa Chery mantém liderança entre os carros chineses, enquanto a estreante Jaecoo chega ao top 10 e a BYD domina o ranking
Em setembro, o Chery Tiggo 7, da Caoa, liderou as vendas de carros chineses no Brasil com 3,7 mil unidades emplacadas, consolidando a parceria Caoa Chery como uma das principais forças do país. O Guia do Carro montou o ranking com os dados forncedos pela consultoria automotiva K.Lume. Outro destaque é a presença do Jaecoo 7, da Omoda Jaecoo, no ranking top 10 com 740 registros.
Grupo de elite é dominado por Caoa, BYD e GWM
Logo atrás do Chery Tiggo 7 (3.742 vendas), o BYD Dolphin Mini (3.392) e o Haval H6 (3.190) completam o pódio do mês – uma demonstração de força das marcas focadas em SUVs e elétricos. Além do Tiggo 7, a Caoa Chery emplacou o Tiggo 8 (2.137) e o Tiggo 5x (1.423), enquanto a BYD colocou cinco modelos entre os dez primeiros: Dolphin Mini, Song Plus, Dolphin, Song Pro e King.
Das novas marcas, a que tem feito mais sucesso é a Omoda Jaecoo com 838 vendas. O SUV híbrido plug-in Jaecoo 7, entretanto, fez quase 10 vezes o volume do crossover elétrico Omoda E5. As duas marcas são do Grupo Chery, entretanto têm operação independente no Brasil, sem vínculo com a Caoa Chery.
Grupo intermediário traz nomes consolidados e novos elétricos
Entre as posições 11º e 20º, o chamado grupo intermediário reúne modelos relevantes que reforçam a diversidade de marcas chinesas no país. O Ora 03 (429) mantém a GWM no segmento de elétricos, mas sem a mesma ênfase de antigamente, numa disputa direta com o BYD Yuan Pro (418), embora os dois carros tenham propostas de uso muito diferentes.
O GAC GS4 (374 unidades) vem conseguindo penetrar no segmento de híbridos não plugáveis, com uma proposta mais eficiente do que a dos japoneses Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid, da Toyota. O Tank 300, SUV 4x4 robusto da GWM, e o Effa V21, voltado ao transporte leve, também se destacam pela variedade de público que atendem.
Modelos como Geely EX5 (196) e Omoda E5 (98) reforçam o avanço de marcas menores, mas que já começam a ganhar espaço no varejo e em frotas. No geral, o grupo intermediário mostra que a estratégia de expansão das montadoras chinesas passa por segmentos de nicho e eletrificação progressiva, preparando o terreno para crescimento futuro.
Vendas dos carros chineses no Brasil em setembro (Fonte: K.Lume)
1 – Chery Tiggo 7 – 3.742 unidades
2 – BYD Dolphin Mini – 3.392
3 – Haval H6 – 2.937
4 – Chery Tiggo 8 – 2.137
5 – BYD Song Plus – 1.926
6 – BYD Dolphin – 1.454
7 – Chery Tiggo 5X – 1.423
8 – BYD Song Pro – 1.320
9 – BYD King – 1.001
10 – Jaecoo 7 – 740
11 – Ora 03 – 429
12 – BYD Yuan Pro – 418
13 – GAC GS4 – 374
14 – Tank 300 – 339
15 – BYD Seal – 265
16 – Effa V21 – 263
17 – Haval H6 GT – 253
18 – Geely EX5 – 196
19 – BYD Yuan Plus – 135
20 – Omoda E5 – 98
21 – Aion V – 92
22 – BYD Shark – 90
23 – Poer P30 – 80
24 – Aion Y – 76
25 – Zeekr 7X – 71
26 – Chery Arrizo 6 – 63
27 – JAC E-JS1 – 59
28 – Jinbei P Trucks – 58
29 – JAC Hunter – 41
30 – Effa V22 – 40
31 – Aion Hyptec HT – 23
32 – Leapmotor C10 – 20
33 – Zeekr X – 15
34 – Effa V25 – 13
35 – Neta Aya – 7
36 – Neta X 500 – 7
37 – Wey 7 – 7
38 – Zeekr 1 – 6
39 – JMEV EV3 – 4
40 – Aion ES – 3
41 – Hitech Ecotech2 – 3
42 – BYD Han – 2
43 – SAIC MG S5 – 2
44 – Chery Tiggo 3X – 1
45 – Dongfeng Nano – 1
46 – JAC E-JV – 1
47 – JAC J3 – 1
48 – JAC JS2 Pro – 1
49 – Jiangxi EV2 – 1
50 – MG MGB – 1