BYD Dolphin gabarita testes de segurança do Latin NCAP
Pela primeira vez na história um carro elétrico produzido na China conquista a nota máxima nos testes mais rigorosos da entidade latina
Modelo 100% elétrico à venda no Brasil levou nota máxima nos testes e se tornou o primeiro carro elétrico e primeiro veículo feito na China a gabaritar os rigorosos programas de crash-tests
O BYD Dolphin na versão Plus recebeu nesta terça (17) cinco estrelas na oitava e última rodada de resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe – Latin NCAP.
A informação traz três marcos muito importantes para o setor, pois é a primeira vez que um carro elétrico obteve nota máxima nos testes da entidade, além de ser o primeiro automóvel feito na China a conquistar a classificação mais alta na história do Latin NCAP.
O Dolphin Plus obteve avaliação de segurança de 92,60% para ocupante adulto; 93,17% para ocupante infantil; 77,03% para a poteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 85,17% para assistência à segurança.
Vale lembrar que o hatch oferece, de série, sete airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS).
"É uma conquista incrível para a BYD e que comprova o comprometimento da marca com a qualidade e a segurança dos veículos que oferecemos ao público", diz Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD do Brasil e head de Marketing e Comercial para a BYD Auto.
O Dolphin Plus foi testado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, teste de ESC, frenagem autônoma de emergência para "usuários vulneráveis da estrada" e em vários outros exercícios.
Detalhes
O modelo apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal; boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste; boa proteção para crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão.
Combinada com o AEB e VRU, a proteção passiva para pedestres apresentou bons resultados.
"Parabéns à BYD por se tornar o primeiro fabricante chinês e por ter o primeiro veículo fabricado na China e primeiro veículo elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP", celebra Alejandro Furas, secretário Geral do Latin NCAP.
"O BYD Dolphin Plus é um alerta para a indústria local, já que é uma opção promissora em termos de desempenho, preço e capacidade do veículo elétrico para o mercado da América Latina e do Caribe, o que o torna um forte concorrente de outros modelos produzidos localmente com preços similares, mas com níveis mais baixos de tecnologia e segurança", concluiu o executivo.