PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

E se o Polo Track for, de fato, o verdadeiro Novo Gol?

Análise: por que o nome Gol se tornou um drama para a Volks e como ele pode ser resgatado de maneira mais simples, num hatch e não num SUV

28 mar 2022 - 10h24
(atualizado em 30/3/2022 às 05h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Polo Track: por que não chamá-lo de Novo Gol?
Volkswagen Polo Track: por que não chamá-lo de Novo Gol?
Foto: VW / Divulgação

O carro que vai substituir o Volkswagen Gol, na prática, será o Polo Track. O carro deve estrear ainda este ano como linha 2023. Será um hatchback do segmento B (compacto) e terá o papel de ser mais acessível do que o Polo. Por que então ele não se chamará Novo Gol?

Segundo a própria Volkswagen, o carro se chamará Polo Track. Mas, apesar de já ter sido divulgado oficialmente pela marca, alguns analistas do mercado não descartam a possibilidade de que o nome Polo Track seja apenas um disfarce do que seria, de fato, o Novo Gol dentro da Volkswagen. Nesse caso, a estratégia adotada tem prós e contras.

Os prós do nome Polo Track

Ao divulgar que o seu novo hatch de entrada será um Polo, ainda que com o nome Track, a Volkswagen já criou no segmento a ideia de um carro superior ao Gol atual. O Polo, como se sabe, é um carro bastante elogiado em termos de arquitetura, construção, mecânica, segurança e dirigibilidade. Entretanto, ficou caro para o consumidor brasileiro, por isso sua produção é reduzida.

Um Polo mais barato, além de ampliar o universo de consumidores do carro, permite um salto natural do Polo Track para o Polo normal, no futuro próximo. E também dá mais status ao proprietário do que um Gol.

Os contras do nome Polo Track

Chamar um carro inferior ao Polo de Polo Track talvez não caia bem perante os consumidores, que podem se sentir ligeiramente enganados pelo nome. Outro aspecto é que o Polo nunca foi um carro de grande volume e o Polo Track vai entrar justamente no segmento em que a Volkswagen foi rainha durante décadas. Ainda é o segmento que mais vende no Brasil.

Os prós do nome Gol

Caso tenha usado o nome Polo Track apenas para despistar a imprensa e a concorrência, adotando “no Dia D e na Hora H” o nome Gol, a Volkswagen estará dando uma continuação digna ao seu modelo mais popular na história. Mesmo que não seja “a reinvenção da roda”, como muitos esperam toda vez que se fala em futura geração do Gol, um novo carro, com uma plataforma totalmente nova, será, sim, um avanço em relação ao Gol atual.

A legião de fãs do Volkswagen Gol ainda é grande no Brasil – e um carro que mantenha as características hatchback ajuda a manter a fidelidade desses consumidores. Essa alternativa, fazer do futuro Polo Track o verdadeiro novo Gol, é mais fácil de ser digerida do que um Gol SUV, que exigiria um esforço de comunicação muito grande.

Finalmente, se o Polo Track for mesmo o Novo Gol, a Volkswagen poderá continuar oferecendo o hatchback em seu nicho mais relevante atualmente, que é o de vendas diretas, além de ter mais argumentos para reconquistar os consumidores que vêm perdendo com a demora em atualizar o modelo atual, que é de 2008. E se o público se mantém, por que mudar o nome?

Os contras do nome Gol

Seria estranho a Volkswagen chamar o Polo Track de Novo Gol depois de anunciar oficialmente que ele será o Polo Track? Seria. Mas estamos falando da mesma marca que, recentemente, anunciou que a empresa estava mudando de nome de Volkwagen para Voltswagen nos Estados Unidos porque seu novo foco é o carro elétrico. Era uma brincadeira antecipada de 1º de abril, que pegou muito mal, pois foi feita de forma séria e oficial, então seria apenas mais uma pequena peça na imprensa.

O nome Gol, todavia, está muito desgastado. Ele não significa mais o que significava nos anos 80, quando surgiu. Não é mais a expressão de um paixão popular e sim referência de coisa antiga, atrasos em série e encolhimento de sua importância no mercado. Mas, se é ruim para um hatchback, seria ainda pior para um SUV. Por enquanto, a possibilidade mais plausível é de que não haja um novo Gol, nem como hatch nem como SUV.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade