Tecnologia é o segredo da competitividade de PMEs brasileiras
Com a transformação digital cada vez mais acessível, pequenas e médias empresas aumentam a produtividade, segurança e eficiência
A tecnologia tem sido fundamental para a competitividade das PMEs brasileiras, permitindo maior produtividade e eficiência, sendo responsável por 82% dos investimentos em inovação corporativa nesse setor.
No primeiro trimestre do ano, o país registrou a abertura de 1,4 milhão de pequenas empresas, de acordo com informações do Sebrae. A entrada de novos CNPJs no mercado ressalta a força dos PMEs na economia e mostra a competitividade do cenário no qual se inserem. Uma maneira de se destacar dos concorrentes e se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor é investir na implementação de tecnologias. Tal adoção permite que os negócios consigam otimizar seus processos internos e trazer previsibilidade.
A consciência sobre esses e outros benefícios fazem com que as pequenas e médias empresas se destaquem no investimento tecnológico. Segundo dados da Cortex, as PMEs representam 82% dos negócios que mais investem em tecnologia.
“O atual cenário de competitividade do mercado exige que a tecnologia esteja na pauta das empresas, independente do seu tamanho e setor de atuação. A busca pelo diferencial competitivo passa pela busca de equipamentos, serviços e sistemas seguros, confiáveis e inovadores, que facilitem a vida do empreendedor”, comenta Wagner Alledo, diretor geral da iPlace Corporativo, uma das principais Apple Authorized Enterprise Resellers da América Latina.
De acordo com o executivo, a demanda desses negócios por equipamentos e soluções é tamanha que até mesmo reconfigurou o cenário dos fornecedores de tecnologia corporativa.
Hoje, uma parcela relevante dos clientes da iPlace Corporativo são micro, pequenas e médias empresas. Essas empresas têm acesso a tecnologias avançadas, como inteligência artificial, gestão remota e integração multiplataforma, facilmente adaptáveis aos seus ambientes de negócio.
Tamanha representatividade no portfólio da companhia é resultado da estruturação de serviços personalizados que atendem às necessidades de empresas menores, que envolvem desde flexibilizações de compra até consultoria customizada.
“Na iPlace, estamos preparados para oferecer a tecnologia Apple como uma solução ao médio empreendedor para que ele possa gerenciar, criar e inovar o seu negócio, tudo isso com a tranquilidade de fazer isso com segurança e suportado por serviços adicionais como garantias e seguros. Além disso, oferecemos diferentes formas de aquisição, incluindo financiamentos, aluguéis e a oportunidade de recompra e utilização de seus equipamentos antigos como parte do pagamento”, comenta Wagner.
Ao agregarem a tecnologia como estratégia e não apenas como uma ferramenta operacional, os negócios crescem com mais sustentabilidade e se diferenciam competitivamente do restante do mercado. Como resultado, o setor como um todo se fortalece e entrega ainda mais valor ao PIB nacional e empregos para a economia brasileira. Atualmente, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) respondem por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, evidenciando sua relevância para o desenvolvimento econômico do país.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.