EUA enfrentam problema com data centers para IA: cada vez mais estados se opõem à sua construção
Nova York se junta à lista de estados que consideraram medidas para interromper a construção de novos data centers Debate foi levantado por legisladores democratas e republicanos
Os EUA estão encontrando crescente resistência à construção de novos data centers para alimentar a IA, e Nova York foi o estado mais recente a aderir. Dois legisladores democratas apresentaram um projeto de lei que suspenderia a construção de novas instalações no estado por três anos, tornando-se o sexto estado a considerar tais medidas em apenas algumas semanas.
A rejeição bipartidária aos data centers se espalhou como fogo em palha por todo o país. Em dezembro, Bernie Sanders se tornou o primeiro político nacional a defender uma moratória geral, argumentando que era necessário "garantir que os benefícios da tecnologia funcionem para todos, não apenas para o 1% mais rico". Agora, da Flórida a Vermont, legisladores de ambos os partidos estão pressionando por pausas temporárias.
Segundo a Wired, mais de 200 organizações ambientais assinaram uma carta classificando a expansão dos data centers como "uma das maiores ameaças ambientais e sociais da nossa geração".
Em detalhes
A proposta, apresentada pela senadora estadual Liz Krueger e pela deputada estadual Anna Kelles, estabelece uma moratória mínima de três anos para a emissão de alvarás de construção. Durante esse período, o Departamento de Conservação Ambiental e a Comissão de Serviços Públicos avaliariam o impacto dessas infraestruturas para sugerir novas regulamentações.
Conforme divulgado pelo veículo de comunicação, o estado possui atualmente mais de 130 data centers, e a demanda de eletricidade ligada a novos projetos atingiu...
Matérias relacionadas
Caças chineses estão se aproximando perigosamente dos F-16 taiwaneses
Peru quer construir um aeroporto na região de Machu Picchu para aumentar em 200% o fluxo de turistas