Em 2010, um aposentado de 80 anos ganhou 2,7 milhões de euros na loteria; em seguida, montou uma rede de narcotráfico
Ele produzia milhões de comprimidos de opiáceos, com os quais construiu uma fortuna de milhões
A série Breaking Bad nos trouxe um professor de química com câncer que se torna um dos maiores fabricantes de metanfetamina de sua região. O que não esperávamos é que um aposentado do Reino Unido tenha uma história que poderia até inspirar uma sequência para a série.
Segundo fontes policiais, um homem de 80 anos ganhou uma pequena fortuna na loteria e, em vez de investi-la em ações da Nvidia ou em bolsas da Hermès, demonstrou um inesperado espírito empreendedor ao montar uma fábrica de comprimidos falsos que gerava centenas de milhões de euros.
O golpe de sorte que mudou tudo
John Eric Spiby, de Wigan, na Grande Manchester, ganhou 2,77 milhões de euros na loteria britânica em 2010. Com esse dinheiro, comprou uma propriedade rural em Astley (a oeste de Manchester) e deu início ali à sua nova aventura empresarial: fabricar comprimidos.
O detalhe é que os comprimidos que ele estava produzindo eram de etizolam, uma tienodiazepina entre seis e dez vezes mais potente que o diazepam, e que ele misturava com outros ingredientes para criar imitações perfeitas de ansiolíticos legais.
O filho de John, John Colin Spiby, de 37 anos, era responsável por gerenciar a produção diária em um contêiner alugado ao lado da casa. Um amigo, Callum Dorian, cuidava da distribuição dos comprimidos por meio de chats criptografados em plataformas como a EncroChat. Já Lee Ryan Drury, de 45 anos, ajudava na logística. Cada membro da quadrilha tinha um papel definido para que toda a infraestrutura de ...
Matérias relacionadas
Caças chineses estão se aproximando perigosamente dos F-16 taiwaneses
Peru quer construir um aeroporto na região de Machu Picchu para aumentar em 200% o fluxo de turistas