Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Samsung será a primeira fabricante a produzir a memória HBM4; e será para a Nvidia, claro

A concorrente SK Hynix só começará sua produção em março ou abril

15 fev 2026 - 09h08
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Samsung ainda não confirmou oficialmente, mas relatórios recentes publicados pela Reuters e por fontes locais como o Korea JoongAng Daily indicam que começará a fabricar em massa os chips de memória HBM4 a partir da próxima semana.

Entre as três empresas que dominam a produção de chips de memória (as outras são a sul-coreana SK Hynix e a estadunidense Micron, que saiu do mercado de RAM de consumo), a Samsung será a primeira a iniciar a fabricação em grande escala dessas memórias fundamentais para a inteligência artificial.

O HBM4 é um tipo de memória com uma enorme largura de banda. Isso é crucial para as necessidades da GPU e, embora a Nvidia tenha se mantido fiel à memória GDDR em suas placas gráficas, a AMD chegou a flertar com a tecnologia empilhada dos chips HBM em suas GPUs Vega. No entanto, não é uma tecnologia voltada para o consumo, não porque seu desempenho não seja adequado, mas porque é cara demais.

Produzir memória HBM é mais custoso do que fabricar chips DRAM tradicionais, mas as vantagens estão aí. Com a HBM4, por exemplo, a densidade dos chips empilhados permite o dobro da largura de banda em relação à geração anterior. Isso é fundamental para transmitir mais dados por segundo. Além disso, esses chips consomem até 40% menos energia do que as memórias HBM3.

A maior interessada é a Nvidia. E se a Nvidia é beneficiada, praticamente toda a indústria de ponta da inteligência artificial se aproveita disso, já que seus chips são os que estão impulsionando o setor ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Durante anos, o Blu-ray resistiu ao streaming: agora a Sony decidiu encerrar o capítulo de seus gravadores domésticos

As sanções dos EUA lotaram as fábricas da China a tal ponto que a gigante local de semicondutores precisa escolher: inteligência artificial ou telefones celulares

Após 2 anos de espera, o Waze finalmente está ativando seus principais novos recursos nas ruas

A IA parece confusa? Ela não está, pois só quer concordar com tudo que você escreve para te agradar

Excel não eliminou contadores, transformou-os em analistas: "crise" do software para IA é a mesma coisa

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade