Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peru quer construir um aeroporto na região de Machu Picchu para aumentar em 200% o fluxo de turistas

População local teme o impacto cultural, ambiental e de infraestrutura

15 fev 2026 - 10h44
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Não é fácil chegar a Machu Picchu. E isso faz sentido. Os incas queriam que a antiga cidadela fosse um lugar seguro, protegido, um bastião abrigado pela Cordilheira Oriental do sul do Peru. O problema é que, hoje em dia, Machu Picchu já não é um povoado remoto, mas sim uma das maiores atrações turísticas do planeta. Desde 2007, é considerada uma das "Sete Maravilhas do Mundo" e, a cada ano, recebe centenas de milhares de visitantes, muitos vindos de outros países.

Com o objetivo de aumentar em até 200% o fluxo de visitantes na região, o Peru está construindo um novo e ambicioso aeroporto na província de Cusco, mais especificamente nos arredores de Chinchero. O projeto não é totalmente novo. As obras começaram por volta de 2018 e, se as últimas previsões do governo se confirmarem, o terminal começará a operar entre o final de 2027 e 2028.

O Aeroporto Internacional de Chinchero-Cusco (AICC) ficará no entorno do Vale Sagrado dos Incas, a algumas dezenas de quilômetros em linha reta de Machu Picchu. A localização não é por acaso. Não muito longe dali, em Cusco, já opera o aeródromo Velasco Astete, que, em 2025, movimentou pouco mais de cinco milhões de passageiros. Com a nova infraestrutura de Chinchero, as autoridades peruanas querem dar um passo além.

O objetivo é atender entre 8 e 12 milhões de usuários por ano e se consolidar como referência regional. "É um hub que precisa se desenvolver no sul, de modo que, depois do Jorge Chávez [o aeroporto de Lima], seja Cusco o centro de...

Veja mais

Matérias relacionadas

Em 2010, um aposentado de 80 anos ganhou 2,7 milhões de euros na loteria; em seguida, montou uma rede de narcotráfico

EUA estão convencidos de que a China está realizando testes nucleares; o problema é que não conseguem provar

Programação é o novo painel de controle da IA: OpenAI e Anthropic deixaram isso claro com o GPT-5.3-Codex e o Claude Opus 4.6

Má notícia para Taiwan: China já possui drones capazes de disparar com precisão cirúrgica a 100 metros

Domínio da Starlink no espaço começa a mudar: outra empresa já obteve autorização para 4 mil satélites

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade