As sanções dos EUA lotaram as fábricas da China a tal ponto que a gigante local de semicondutores precisa escolher: inteligência artificial ou telefones celulares
O embargo dos EUA não paralisou sua produção; pelo contrário; A febre da IA está "sufocando" a produção de chips
Para entender se as sanções dos EUA estão funcionando ou não, é preciso analisar os números divulgados hoje pela SMIC. A maior fabricante de chips da China — e parceira indireta da Huawei no renascimento da tecnologia 5G — revelou um paradoxo no contexto geopolítico: quanto mais o Ocidente se isola, mais as fábricas locais trabalham.
Os resultados confirmam o que o CEO da Intel alertou há poucos dias: o embargo comercial teve o efeito oposto ao pretendido. A China agora é forçada a desenvolver capacidades que antes não possuía e está operando a plena capacidade. No entanto, isso está gerando novas tensões internas.
O que aconteceu?
O dado chave no relatório da SMIC não é apenas o lucro (que cresceu 39% em 2025), mas a taxa de utilização de suas fábricas: ela atingiu o impressionante patamar de 93,5%. Para contextualizar: a SMIC está fabricando praticamente tudo o que é fisicamente capaz de produzir.
Longe de ficarem sem trabalho devido às proibições que as impedem de conquistar mais clientes globais, a demanda interna do governo e de empresas locais para alcançar a autossuficiência preencheu suas linhas de produção ao máximo. A China se fechou para se proteger e suas fábricas estão operando a plena capacidade.
O problema
A IA está assumindo a maior parte da produção, colocando os dispositivos móveis em risco. Os co-CEOs da SMIC emitiram um alerta para o início do ano: a demanda por chips de IA é tão grande que está prejudicando os pedidos de eletrônicos de consumo. Algo semelhante ...
Matérias relacionadas
Samsung será a primeira fabricante a produzir a memória HBM4; e será para a Nvidia, claro
Após 2 anos de espera, o Waze finalmente está ativando seus principais novos recursos nas ruas
A IA parece confusa? Ela não está, pois só quer concordar com tudo que você escreve para te agradar