É possível ficar bêbado sem sentir o gosto de uma gota de álcool, e a culpa é de bactérias do seu intestino
Bactérias no seu intestino podem fermentar açúcar, produzindo grande quantidade de álcool
Embora possa parecer absurdo, é possível testar positivo no bafômetro após ter bebido apenas água e um prato de massa. Embora explicar isso a um policial possa gerar dúvidas sobre a veracidade da desculpa, a verdade é que se trata de uma realidade médica para quem sofre da conhecida síndrome da fermentação intestinal.
Até então, esse problema era atribuído a leveduras, mas uma equipe de pesquisadores da UC San Diego e do Massachusetts General Hospital identificou cepas específicas de Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae como responsáveis por gerar níveis intoxicantes de etanol no intestino, abrindo caminho para tratamentos tão surpreendentes quanto o transplante fecal. Em outras palavras, existem bactérias que podem literalmente nos embriagar sem que bebamos uma gota de álcool.
Tempestade metabólica
Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou 22 pacientes diagnosticados com esse problema metabólico, comparando-os com 21 parentes saudáveis. Nesse caso, os resultados foram bastante convincentes, pois as amostras fecais dos pacientes eram capazes de produzir etanol endogenamente em níveis alarmantes.
Para obter mais informações, essas amostras foram cultivadas e foi constatada uma concentração de etanol de até 136 mg/dl. Para contextualizar, em muitos países o limite legal para dirigir é de cerca de 50 mg/dl de álcool no sangue, portanto, esses pacientes, mesmo sem beber, estariam com o dobro do nível de álcool permitido ao volante.
Fábrica de álcool
A novidade deste estudo ...
Matérias relacionadas
EUA enfrentam problema com data centers para IA: cada vez mais estados se opõem à sua construção
Caças chineses estão se aproximando perigosamente dos F-16 taiwaneses